Ano Letivo 2021

Atende os alunos da 1ª a 3ª série com horário integral para desenvolver ainda mais o hábito de estudo em nossos educandos. O Ensino Médio possui um projeto pedagógico desenvolvido para a interpretação e associação dos fatos, por meio de uma organização curricular atual e de um processo avaliativo alinhado ao modelo Enem e principais vestibulares, contemplando as quatro áreas do conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Os simulados são elaborados pelo corpo docente e contemplam os conteúdos dos diversos componentes curriculares no formato original utilizado por cada universidade, seguindo o modelo dos processos de seleção dos vestibulares nacionais (Fuvest, Unesp, Unicamp e ENEM).
Para preparar ainda mais nossos alunos a ingressarem na graduação e no mundo do trabalho, são oferecidas também as Eletivas, componentes curriculares que contemplam as áreas do conhecimento e de estudo diferenciados.  Dessa forma, busca-se estimular o protagonismo do jovem, desenvolvendo sua criatividade, além da construção de sua visão crítica acerca da sociedade.

Desejo mais informações
Ano Letivo 2021

1ª série2ª série3ª série

Visita Virtual

Agendar reunião virtual
com a coordenadora

Material Didático

O Liceu Salesiano faz parte da Rede Salesiana de Escolas (RSE) e adota os livros didáticos da Editora Edebê.

Para potencializar o aprendizado da Língua Inglesa, é parceiro da University of Cambridge desde 2020.

Comuns a todas as séries:

Português-Literaturas, Português-Redação e Gramática, Arte, Educação Física, Física e Laboratório de Física, Química e Laboratório de Química, Biologia, Matemática, História, Geografia, Fundamentos Sócio Filosóficos, Ensino Religioso, LEM-Inglês e Eletivas.

Específicas para as 1ª e 2ª séries

Orientação Profissional e LEM-Espanhol (opcional)

Horários

O novo horário para 2021 foi pensado para possibilitar ao aluno um tempo adequado para o almoço, visto que as aulas do período da manhã serão presenciais (retomada gradual) e as aulas do período da tarde no formato remoto.

Eletivas 2021

Eletivas são componentes curriculares obrigatórios, com maior ênfase no caráter prático do conhecimento e que incentivam o protagonismo dos alunos. Os alunos escolhem duas eletivas para cursar durante o ano.

BIOTECNOLOGIA

Reforço dos conceitos em biologia celular e molecular. Apresentação e estudo dos avanços e das pesquisas na área da saúde, da produção de alimentos e da agricultura.

Esportes

Abordagem das habilidades técnicas e especificidades das modalidades handebol, futsal e basquete.

Roteiro e textos dramáticos

Introdução aos estudos e construção de roteiros com o objetivo de produzir adaptações de textos ficcionais.

Conflitos Urbanos Atuais

Apresentação, estudo e discussão dos principais conflitos urbanos mundiais.

Gestão de Eventos e Marketing

Experiência prática de como gerenciar um evento – criação, planejamento, preparação, divulgação e execução.

Teatro

Execução de atividades que envolvem os sentidos; trabalham a postura corporal, a respiração e a fala; desenvolvem a leitura/ interpretação de textos e o trabalho em equipe.

Desenvolvimento e Aplicação de Software

Introdução aos conceitos de lógica de programação de computadores.

História do Cinema

Apreciação e reflexão sobre a dita sétima arte nos seus mais variados momentos e estilos.

Educação Financeira e Empreendedorismo

Estudo de estratégias de compra/venda e análise de investimentos.

Nutrição e Saúde

Desenvolvimento do estudo sobre a prática da alimentação racional.

Atividades Pedagógicas
Específicas

• Laboratórios de estudo semanais dos componentes curriculares de Atualidades, Física, Matemática e Português;
  • Simulados contemplando os diversos modelos de vestibulares;
  • Olimpíadas brasileiras – Matemática, Astronomia e Astrofísica, Física, História do Brasil;
  • Desafio ENEM.

Equipe Pedagógica

• Alessandra Delmasso Batista Martinez – L.E.M – Inglês
  • Aline Soler Parra – Português – Redação e Gramática