Direção

Diretor Geral

Pe. Edson Donizetti Castilho

Diretor de Pastoral

Pe. Bruno do Nascimento Calderaro e Oliveira

Diretor Pedagógico

Alencar André David

Gerente Administrativo Financeiro

Marcelo Duarte Belletti

Palavra do Diretor

Padre Edson Donizetti Castilho
Diretor Geral Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora.

Prezada Comunidade Educativa do Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora,

Durante este ano de 2024, a Família Salesiana acolhe a orientação do Padre Angel Fernandez Cardeal ARTIME, Reitor-Mor, e se volta para a instigante tarefa de aprofundar a força de um sonho que Dom Bosco teve há 200 anos. Esse sonho o “marcou” para o resto da sua vida. Um sonho que orientou suas escolhas e presidiu muitas de suas decisões. Hoje somos continuadores do sonho de Dom Bosco para o bem e a salvação da juventude! Por isso, com o Sucessor de Dom Bosco reconhecemos que o chamado “sonho dos nove anos” é, de fato, “sonho que nos faz sonhar”. Sonhar como Dom Bosco sonhou e compreendeu, entre tantas outras riquezas, há três grandes tesouros; tesouros tão belos e valiosos que podemos chamar “crenças”:

. a crença no valor das crianças, adolescentes e jovens, acolhidos por Dom Bosco como a “porção mais preciosa da sociedade humana”. A partir desta convicção, ele afirmou ainda que por eles “daria até o seu último suspiro”. E assim o fez: uma existência inteira dedicada, em alguns momentos até de forma intransigente, ao reconhecimento dos direitos das crianças, adolescentes e jovens;

. a crença na educação: entendia Dom Bosco que a mediação mais válida e urgente para a mudança da sociedade era a educação. Ela é capaz de mudar a mentalidade e o coração das pessoas, gera, assim, pessoas novas, realiza a mais profunda e duradoura revolução humana, propõe valores e encaminha as verdadeiras transformações estruturais no âmbito da sociedade; uma sociedade que caminha pelas sendas da paz, da justiça, do amor.

. a crença no sistema preventivo: uma forma própria de propor a “ação educativa”, conferindo protagonismo às crianças, adolescentes e jovens. Uma proposta pedagógica que, em si, já é espiritualidade na medida em que ativa, no interior do processo educativo, todas as dimensões, forças e potencialidades humanas presentes em cada ser humano; um sistema baseado na razão (racionalidade), religião (espiritualidade) e amorevollezza (afetividade).

Nosso colégio é católico, é salesiano, isso é verdade! Sua identidade está baseada nos valores cristãos e salesianos. Justamente, por carregar essa identidade, ele testemunha uma índole ecumênica. Está, dessa maneira, sempre disposto ao acolhimento e ao respeito! Acreditamos que todo legítimo pluralismo e reconhecimento das diversidades estão amparados por um sereno e honesto reconhecimento das identidades.

Assim, corajosa e decididamente, nos sentimos motivados a viver o “sonho” de Dom Bosco, pois se “não conhecermos Dom Bosco e não o estudarmos, não poderemos compreender seu caminho espiritual e suas opções pastorais; não poderemos amá-lo, imitá-lo e invocá-lo; em particular, será difícil hoje inculturar seu carisma nos diversos contextos e nas diferentes situações”, com tantos desafios, distorções e incongruências; ao mesmo tempo, com tantas possibilidades, belezas e esperanças.

Servimo-nos destas poucas linhas para estimular a todos para que, pessoal ou comunitariamente, estabeleçamos, com amorosa criatividade, iniciativas que nos levem a um maior conhecimento de Dom Bosco. Isso é essencial para que cresça, cada vez mais, a consciência de nossa identidade carismática. Não é segredo para nenhum de nós que, como dizia um outro sucessor de Dom Bosco, “somente reforçando nossa identidade carismática poderemos oferecer à Igreja e à sociedade um serviço aos jovens que seja significativo e abundante de frutos” (P. Pascual Chavez).

Que nos sintamos afetivamente convocados a viver essa aventura: conhecer melhor Dom Bosco e seu carisma… para também sermos no mundo “sinais e portadores do amor de Deus às pessoas”.

Com estima,

P. Edson Donizetti Castilho
Diretor Geral