Eletivas 2024

Alquimia na Cozinha

Contextualizar fenômenos e processos químicos que ocorrem na cozinha, como forma de inserção do cotidiano no processo de ensino e aprendizagem. Questionar, modificar e adaptar ideias existentes para criar propostas ou soluções, avaliando riscos e incertezas. Investigar e analisar situações problema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, com bases em estudos e/ou pesquisas em fontes confiáveis.

Professor Alexandre Barros de Oliveira

Momentos Alquimia na Cozinha

Desenvolvimento e Aplicação de Software

Introdução à lógica de programação de computadores, de forma lúdica e aplicada, desenvolvendo aplicativos para celular, utilizando linguagem de programação visual, por meio do uso da ferramenta “MIT APP Inventor”.

Prof. Me. Paulo Henrique Roesler.

Educação Financeira

A unidade curricular tem como proposta central a formação de cidadãos por meio da Educação Financeira, ao trabalhar um conjunto de comportamentos para que os alunos façam escolhas mais conscientes, se preparando para um futuro mais tranquilo. Para isso, os alunos serão munidos de informações, reflexões e atividades práticas que permitirão a construção de um pensamento financeiro que esteja de acordo com seus objetivos de vida.

Prof. Me. Adriano L. Pedrini.

Empreendedorismo

A unidade curricular tem como objetivos: fazer o estudante compreender os conceitos relativos ao empreendedorismo, o perfil e as características do empreendedor; desenvolver as habilidades e competências necessárias aos empreendedores; promover no estudante a capacidade de identificar oportunidades de negócios, compreendendo os conceitos e definições sobre crises e oportunidades além de desenvolver sua criatividade no desenvolvimento de um negócio próprio, adquirindo noções da estrutura de um plano de negócios e as ferramentas de marketing na era do Comércio Digital. Ao longo do curso o estudante vai aprender diversas ferramentas de gerenciamento e utilizar programas e plataformas digitais compreendendo a internet como ambiente de negócios.

Prof. Marco Antonio Batista.

Esportes

Desenvolvimento de propostas práticas de modalidades esportivas por meio de treinamentos específicos como forma de despertar o interesse e capacitação através de sua experiência. Compreender fundamentos técnicos e táticos, a importância do trabalho em equipe e do jogo coletivo. Distinguir e aplicar as regras de cada modalidade.

Prof. Esp. Rodrigo Toledo Chiaradia.

Roteiro e textos dramáticos em cena

Introdução ao estudo dos textos dramáticos com o objetivo de construir roteiros e produzir adaptações ficcionais. Para tanto, ocorre a abordagem dos elementos que constituem as produções artísticas: estrutura, função e circulação social. Durante o processo, as(os) estudantes serão conduzidos para a experimentação do palco por meio de exercícios de criação e atuação. Ao mesmo tempo, observaremos as representações literárias nas produções artísticas que circulam socialmente. Ao final do curso, apresentaremos uma peça teatral.

Prof. Me. Vinícius Giro Teixeira.

Observatório de Fatos e Contextos

Por meio do estudo da Geografia e da Geopolítica, o componente oportuniza a leitura crítica do cenário político, econômico e social global. São priorizados eventos da contemporaneidade, conhecidos como atualidades. Ao longo das aulas, são trazidas diferentes perspectivas sobre assuntos que os alunos comumente encontram em noticiários, jornais e redes sociais. O objetivo é permitir ao estudante a consideração crítica dos eventos globais, por meio de diferentes abordagens e pontos de vista.

Prof. Jonathas Paghi.

Incubadora de Soluções

A eletiva trabalha com projetos. Isso é feito respeitando todas as etapas de desenvolvimento, ou seja, desde a concepção até os testes e a aplicação final. Ao longo do trabalho, são trabalhadas habilidades e competências da área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática, principalmente. No entanto, o escopo de “Incubadora de Soluções” é amplo, uma vez que envolve trabalho em equipe, organização, criatividade e pensamento crítico. No presente momento, prioriza-se o trabalho com lançamento de projéteis, construção de pontes e desenvolvimento de pesquisas na área da Psicologia.

Prof. Danilo Bessa Mello