Eletivas 2025

O Ensino Médio do Liceu é composto por dois grandes blocos: o da Formação Geral Básica e o dos Itinerários Formativos Integrados. A Formação Geral Básica contempla os conteúdos essenciais das áreas do conhecimento. Os Itinerários Formativos Integrados, parte flexível do currículo, proporcionam ao aluno a vivência e a prática do conhecimento, o despertar da curiosidade e o desenvolvimento da criatividade, considerando as novas demandas e complexidades do mundo do trabalho e da vida em sociedade.

É nesse sentido que todos os alunos do LICEU estudam os componentes da Formação Geral Básica e escolhem um Itinerário Formativo Integrado de acordo com os seus interesses e afinidades.

Dentre os itinerários, as opções são:

Humanidades

Área de Linguagens e suas tecnologias e Área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Para este itinerário, são oferecidos os seguintes componentes curriculares:

História do Tempo Presente:

O objetivo desse Itinerário é que os alunos percebam a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH) na formação das sociedades do pós-guerra, assim como as dificuldades existentes para que ela seja efetivada no cotidiano das sociedades. Partindo dos eixos estruturados na DUDH, espera-se que o estudante possa compreender como as demandas trazidas pelo documento continuam aparecendo e se ampliando, gerando modificações e permanências que estruturam nosso modo de pensar e agir. Ademais, o componente tem por objetivo permitir que os jovens compreendam como os direitos previstos na DUH anda são alvos de disputas e dependem de ampla mobilização social e governamental para sua efetivação.

Empreendedorismo:

Estudo e discussão do conceito “empreendedorismo”, seus aspectos positivos e falaciosos. Empreendedorismo versus Neoliberalismo: Formas de precarização do trabalho. Casos do empreendedorismo: práticas inovadoras ou construções ideológicas do sucesso. Uberização e flexibilizações das leis trabalhistas no Brasil e demais partes do mundo. Empreendedorismo e Teologia da Prosperidade. Legislações para empreender no Brasil. Empreender na prática: montagem de um projeto de empresa inovadora e os desafios objetivos e subjetivos que envolvem a prática empreendedora. Formas individuais de empreender: aplicações bancárias, Tesouro Direto, mercado de ações. Empreendedorismo social: inovar para melhorar o mundo. Conceituação de empreendedorismo social. Criar um modelo de empresa marcada sob a perspectiva do empreendedorismo social. Elaboração de trabalho para a Mostra Cultural.

Observatório de Fatos e Contextos:

Acompanhar, compreender e analisar os principais litígios e disputas mundiais. A partir dos estudos de temas transversais e transdisciplinares (migração, violência, tecnologia) os relacionando com as principais ações e intencionalidades dos principais agentes hegemônicos do planeta.

Releituras Críticas de Textos Fundamentais:

A disciplina visa apresentar uma possibilidade o aluno para alguns clássicos da literatura ocidental. Como introdução e como panorama, não se pretende com o curso fazer uma história da literatura ocidental, como se faz no currículo comum da língua portuguesa no ensino médio, mas, diferentemente, tratar de certas linhas estilísticas e formais desta tradição através da leitura de livros. Neste sentido, buscou-se aqui um certo cânone consolidado do Ocidente, de vários gêneros literários diferentes; no mais, entende-se também que o curso para o ensino médio não pode presumir fluência de línguas estrangeiras, como francês ou o inglês para a leitura dos textos, deste modo, alinhou-se a seleção de obras com aquelas que se acha no mercado editorial brasileiro traduzidas. Neste sentido, ler-se-ão seis livros desta tradição durante o ano, em vistas de analisar e interpretar os mesmos tendo em vista a crítica e teoria da literatura, apresentando as possibilidades de leitura.

Natureza

Área de Matemática e suas tecnologias e Área de Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Incubadora de soluções:

A metodologia do curso é centrada na aprendizagem prática e no desenvolvimento de projetos. As aulas expositivas são breves e objetivas, focadas na introdução dos conceitos teóricos essenciais de física, engenharia e design estrutural. A maior parte do tempo é dedicada a atividades em laboratório, nas quais os alunos colocam em prática o conhecimento adquirido, construindo foguetes e estruturas treliçadas. O aprendizado é orientado por desafios e experimentação, promovendo a resolução de problemas de forma colaborativa. Testes práticos, análise de resultados e ajustes nos projetos são constantes, incentivando a autonomia, o pensamento crítico e a criatividade dos alunos.

Introdução à lógica de programação e inteligência artificial:

Introdução aos conceitos fundamentais da lógica de programação, utilizando a linguagem visual Scratch para introdução, seguido pela programação em Python e, por fim, a análise de dados utilizando o ambiente Anaconda Spyder. Uso de inteligência artificial para gerar e limpar códigos.

Educação financeira:

A unidade curricular tem como proposta central a formação de cidadãos por meio da Educação Financeira, ao trabalhar um conjunto de comportamentos para que os alunos façam escolhas mais conscientes, se preparando para um futuro mais tranquilo. Para isso, os alunos serão munidos de informações, reflexões e atividades práticas que permitirão a construção de um pensamento financeiro que esteja de acordo com seus objetivos de vida.

Socorros de urgência:

Estudo e prática de técnicas básicas de primeiros socorros voltadas para situações de urgência e emergência. Compreensão dos conceitos fundamentais relacionados aos princípios de segurança, avaliação inicial da vítima e suporte básico de vida. Capacitação para a atuação em conformidade com os protocolos básicos de primeiros socorros, respeitando a legislação vigente e o bem-estar das vítimas. A disciplina visa desenvolver habilidades práticas e a responsabilidade ética para intervenções rápidas e eficazes em situações críticas.