Eletivas 2023

Alquimia na Cozinha

Contextualizar fenômenos e processos químicos que ocorrem na cozinha, como forma de inserção do cotidiano no processo de ensino e aprendizagem. Questionar, modificar e adaptar ideias existentes para criar propostas ou soluções, avaliando riscos e incertezas. Investigar e analisar situações problema e variáveis que interferem na dinâmica de fenômenos da natureza e/ou de processos tecnológicos, com bases em estudos e/ou pesquisas em fontes confiáveis.

Prof.ª Me. Patrícia Gisela Sampaio Reolon.

Momentos Alquimia na Cozinha

Biotecnologia

A disciplina propõe uma introdução à Biotecnologia Clássica e Moderna por meio de aulas  teórico-práticas e pesquisas cujo resultado são a apresentação de bioprodutos e bioprocessos das áreas das Biotecnologias “Branca” (produtos de aplicação industrial ou ambiental), “Vermelha” (produtos com aplicação na saúde) e “Verde” (produtos com aplicação agrícola).

Prof.ª Me. Elaine Mendeleck.

Desenvolvimento e Aplicação de Software

Introdução à lógica de programação de computadores, de forma lúdica e aplicada, desenvolvendo aplicativos para celular, utilizando linguagem de programação visual, por meio do uso da ferramenta “MIT APP Inventor”.

Prof. Me. Paulo Henrique Roesler.

Educação Financeira

A unidade curricular tem como proposta central a formação de cidadãos por meio da Educação Financeira, ao trabalhar um conjunto de comportamentos para que os alunos façam escolhas mais conscientes, se preparando para um futuro mais tranquilo. Para isso, os alunos serão munidos de informações, reflexões e atividades práticas que permitirão a construção de um pensamento financeiro que esteja de acordo com seus objetivos de vida.

Prof. Me. Adriano L. Pedrini.

Empreendedorismo

A unidade curricular tem como objetivos: fazer o estudante compreender os conceitos relativos ao empreendedorismo, o perfil e as características do empreendedor; desenvolver as habilidades e competências necessárias aos empreendedores; promover no estudante a capacidade de identificar oportunidades de negócios, compreendendo os conceitos e definições sobre crises e oportunidades além de desenvolver sua criatividade no desenvolvimento de um negócio próprio, adquirindo noções da estrutura de um plano de negócios e as ferramentas de marketing na era do Comércio Digital. Ao longo do curso o estudante vai aprender diversas ferramentas de gerenciamento e utilizar programas e plataformas digitais compreendendo a internet como ambiente de negócios.

Prof. Marco Antonio Batista.

Esportes

Desenvolvimento de propostas práticas de modalidades esportivas por meio de treinamentos específicos como forma de despertar o interesse e capacitação através de sua experiência. Compreender fundamentos técnicos e táticos, a importância do trabalho em equipe e do jogo coletivo. Distinguir e aplicar as regras de cada modalidade.

Prof. Esp. Rodrigo Toledo Chiaradia.

Midialogia

Compreensão das raízes e desdobramentos dos processos mediáticos de comunicação nos diversos suportes (impresso, digital e audiovisual). Desenvolvimento de pesquisas e práticas de produção de conteúdo. Elaboração de portfólio de criação coletiva.

Prof. Me. Felipe Manoel Zangari Flor.

Roteiro e textos dramáticos em cena

Introdução ao estudo dos textos dramáticos com o objetivo de construir roteiros e produzir adaptações ficcionais. Para tanto, ocorre a abordagem dos elementos que constituem as produções artísticas: estrutura, função e circulação social. Durante o processo, as(os) estudantes serão conduzidos para a experimentação do palco por meio de exercícios de criação e atuação. Ao mesmo tempo, observaremos as representações literárias nas produções artísticas que circulam socialmente. Ao final do curso, apresentaremos uma peça teatral.

Prof. Me. Vinícius Giro Teixeira.

Saí de casa! E agora?

A busca por uma vida mais autônoma, saindo dos confortáveis limites e cuidados da família rumo à vida “adulta”, implica em muito mais aspectos do que apenas alcançar e administrar os recursos financeiros necessários. Ela exige, além de inteligência emocional, outras habilidades e competências, como resolução de problemas cotidianos (dos mais simples aos mais complexos), organização e planejamento (de espaços, de objetos pessoais, dos recursos financeiros), por exemplo. O objetivo desta Eletiva é contribuir para que os estudantes possam vivenciar as diversas etapas e possibilidades dessa transição para a vida dita “adulta” de uma maneira mais tranquila, consciente e menos ansiosa, por meio de reflexões, análises e atividades práticas, partindo de Metodologias Ativas de Aprendizagem.

Prof.ª Me. Camila Constantino Alves Andrade.

Momentos Saí de casa! E agora?

Laboratório de Sons e Ritmos

O laboratório musical de sons e ritmos visa atingir a base dos conhecimentos teóricos e práticos essenciais para compreensão dos fundamentos da Música e proporcionar uma reflexão e discussão das produções musicais e suas expressões dentro dos contextos sociais, culturais e históricos. A eletiva proporcionará o conhecimento inicial da teoria musical, percepção e ritmo, utilizando a escrita, leitura e canto. Realizando práticas em grupos com execução de repertório nacional, internacional e erudita, utilizando recursos sonoros criativos e instrumentos de diversas qualidades, classificações e timbres diferentes.

Prof. Esp. Thiago Alves da Costa.