Eletivas 2021

Biotecnologia

Reforçar conceitos em biologia celular e molecular; apresentar os recentes avanços tecnológicos e de pesquisas científicas na área da saúde, produção de alimentos e agricultura; e discutir a ética relacionada às áreas da Biotecnologia.

Prof.ª Elaine Mendeleck

Conflitos Urbanos Atuais

Apresentar os principais conflitos mundiais a partir do entendimento da totalidade, das relações geopolíticas, das intencionalidades dos principais agentes hegemônicos e das particularidades de cada território.

Prof. Jonathas José Paghi Magalhães

Desenvolvimento e Aplicação de Software

Introdução aos conceitos de lógica de programação de computadores, de forma lúdica e aplicada, desenvolvendo aplicativos para celular e utilizando linguagem de programação visual, por meio do uso da ferramenta MIT APP Inventor.

Prof. Paulo Henrique Roesler

Educação Financeira e Empreendedorismo

Conceitos gerais de como investir e trabalhar com taxas financeiras. Estratégias comerciais de compra e venda e análise de investimentos.

Prof. Marco Antônio Batista

Esportes

Abordagem das habilidades técnicas e específicas (controle de bola, condução, passe, finalização, arremesso e chute) e das especificidades de cada modalidade (estratégias táticas, posicionamento, formação tática e marcação), assim como as regras do Handebol, Futsal e Basquete.

Prof. Rodrigo Toledo Chiaradia

Gestão de Eventos e Marketing

Experiência prática de como gerenciar um evento. Desenvolvimento, pelos alunos, do plano de ação, da criação de um cronograma de organização, reunião com os gestores do colégio e desenvolvimento de ações de marketing. Momentos de criação, de relacionamento, de liderança e de trabalho em equipe.

Prof. Rodrigo Toledo Chiaradia

História do Cinema

Experimentar e apreciar a dita sétima arte nos seus mais variados momentos e estilos, tais como Expressionismo Alemão, Cinema Soviético, Hollywood e suas grandes produções, Neorrealismo Italiano, Cinema Novo, etc. e assim ampliar seu repertório intelectual, ampliar sua visão de mundo e, obviamente, se divertir!

Prof.ª Juliana de Oliveira Lopes

Nutrição e Saúde

Desenvolvimento do estudo sobre a prática da alimentação racional, oportunizando acesso dos alunos a informações sobre alimentação equilibrada e, sobretudo, levando conhecimentos sobre educação alimentar saudável, por meio de intervenções educativas e nutricionais contribuindo para melhorar a qualidade de vida.

Prof.ª Jocimara Simões de Almeida Kortz

Roteiro e textos dramáticos

Introdução ao estudo e construção de roteiros com o objetivo de produzir adaptações de textos ficcionais. Para tanto, ocorre a abordagem dos elementos que constituem a produção de adaptações artísticas: estrutura, função e circulação social. Ao mesmo tempo, observamos as representações literárias em outras produções que circulam socialmente.

Prof. Vinícius Giro Teixeira

Teatro

Aulas de teatro são atividades que envolvem os sentidos, trabalham a postura corporal, a respiração, a fala e desenvolve a leitura. É uma ferramenta para a vida profissional e pessoal, além de auxiliar nos processos mentais como concentração, memorização e imaginação. Desenvolve habilidades e competências sociais como empatia, tolerância e trabalho em equipe. Durante as aulas, jogos e atividades serão pontes para os relacionamentos, a interação entre personagens e pessoas, os momentos de criação e performance em conjunto fazem parte dessas habilidades. Desenvolve a criatividade e a espontaneidade do improviso. Os jogos teatrais estimulam as iniciativas, descobrindo gradativamente seu potencial humano e artístico, desenvolvendo sua expressão corporal e vocal. A capacidade de se relacionar com uma plateia é um aprendizado que certamente será útil em todas as áreas da sua vida. Melhora a capacidade respiratória, a resistência física, coordenação e a mobilidade corporal. Através do treinamento físico, o teatro auxilia na manutenção de um corpo sadio.

Prof.ª Camila Pereira Cardinali