Material Didático

O Colégio Liceu faz parte da Rede Salesiana de Escolas (RSE) e adota os livros didáticos da Editora Edebê.
A Editora Edebê idealiza as suas produções para a Educação Infantil sob a concepção de educar e cuidar, conforme consolidado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo os direitos de aprendizagem e desenvolvimento das crianças os elementos estruturantes das nossas coleções. Para o Ensino Fundamental I, privilegia a construção dos conhecimentos. Neste processo, o colégio é visto como lugar privilegiado de acolhida; o professor é referência para a criança, provocador da curiosidade, do diálogo e da autonomia. A coleção da Editora Edebê para o Ensino Fundamental II traz inovação e dinamismo aos processos de ensino e aprendizagem. Os alunos aprendem pela experiência, testando hipóteses, fazendo observações e descobertas. E, para o Ensino Médio, o jovem é um ser de possibilidades, que aprende confrontando sua realidade, testando as próprias forças, buscando as escolhas mais adequadas para sua vida presente e futura. A capacidade de enfrentar desafios, de aproximar-se da ciência, de compreender a diversidade frente a qual vivemos assume sua plenitude nessa fase.

Educação Infantil

A Coleção Girolhar conta com conteúdos e recursos adicionais que farão da experiência de aprendizagem um momento envolvente, inclusive para família. É um material didático que possibilita aos educadores e às crianças serem Protagonistas nas decisões para conduzir o processo de aprendizagem e foi todo elaborado de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Coleção Girolhar, um projeto educativo inovador, com base nas teorias educacionais mais atualizadas e composto por diversos itens, pensando na criança e na sua relação com a escola, a família e a natureza.

Cada etapa (3, 4 e 5 anos) tem uma caixa com 7 itens para alunos e família:

• Dois livros didáticos (semestral)
  • Dois blocos de material de apoio (semestral)
  • Dois livros de literatura físico + 1 digital
  • Pasta da família
  • Sacola Girovai Girovem
  • Fichas da Família
  • Kit para espiar

Ensino Fundamental I

A proposta pedagógica e metodológica do material didático da Coleção Nautas, Editora Edebê, é interativa, interdisciplinar e contextualizada, contendo atividades elaboradas com base na abordagem STEAM (Science, Technology, Enginneering, Arts e Mathematics) e na aprendizagem maker. O material conta com um livro que trabalha os conceitos próprios da Robótica em situações contextualizadas e adequadas para a faixa etária do aluno, a partir de atividades que estimulem o protagonismo e a criatividade. Também, o material de projetos Ampliando Rotas apresenta aos estudantes situações-problema que exigem pensar soluções para lidar com o tema da convivência cidadã.

Ensino Fundamental II

No Ensino Fundamental II utilizamos a Coleção Rotas. Essa coleção da Editora Edebê traz um projeto pedagógico inovador, contando com cadernos de atividades para cada um dos componentes curriculares, com o objetivo de sistematizar os conteúdos apresentados no livro-texto. Os cadernos de atividades são parte fixa dos kits.

A Coleção Rotas foi implantada para atender às normas da BNCC quanto ao desenvolvimento de habilidades e competências necessárias, e sobretudo para ampliar as possibilidades de aprendizado dos estudantes.

Base Nacional Comum

Linguagens e Códigos

• Língua Portuguesa
  • Técnica de Redação
  • Arte
  • Educação Física

Ciências Humanas

• História
  • Geografia
  • Filosofia

Ciências da Natureza e Matemática

• Física – 9º anos
  • Química – 9º anos
  • Ciências – 6º, 7º e 8º anos
  • Matemática

Parte Diversificada

• Ensino Religioso
  • Inglês

Ensino Médio

O Colégio Liceu, como integrante da Rede Salesiana Brasil de Escolas – RSB, adota o material didático digital (MDD) da editora Edebê, complementado por livros, apostilas de aprofundamento elaboradas pelos professores e leituras obrigatórias exigidas nos vestibulares.

Base Nacional Comum

Linguagens e Códigos