9ª Edição Letra Viva – Editora Adonis e Colégio Liceu

Por - 14 de junho de 2019

A Editora Adonis, da cidade de Americana S/P, realiza um projeto chamado ‘Como nasce um livro?’ e, desse projeto, temos o surgimento do Letra Viva.

O Letra Viva é a participação de alunos da região de Americana com produção literária e ilustrações. Aqui, no Colégio Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, temos 8 alunos que farão parte da coletânea! Quanto orgulho!

• Bruna Maria Ismael da Costa Vilela Farias – categoria: texto | Professora Marisa Bragalia
  • Filipo Ninin – categoria: texto | Professora Helena C. F. Maciel
  • Gabriel Areas – categoria: ilustração | Professora Helena C. F. Maciel
  • Gabriel António Mendes B. Issa – categoria texto | Professora Helena C. F. Maciel
  • Gustavo Sproesser – categoria: ilustração | Professora Helena C. F. Maciel
  • Isabella Rocha Pinto – categoria: ilustração| Professora Marisa Bragalia
  • Maria Isabela Barreto Canhameiro – categoria: texto ilustrado | Professora Giovana Crivellaro
  • Nicolas Lima Pallone – categoria: texto ilustrado | Professora Andréa Bizaia

Com grande alegria, homenageamos nossos “alunos – autores e ilustradores” no Bom Dia / Boa Tarde, com a presença de suas famílias, dos colegas do EF1 e professores.

Confira AQUI nosso registro no Colégio Liceu dos alunos selecionados!

Como é o Projeto Letra Viva?

Em 2018, os alunos dos 2os anos foram até a Gráfica e Editora Adonis para descobrir “Como nasce um livro”. Por meio de uma visita guiada, conheceram todo o processo de criação e publicação de um livro. Ao retornar à escola, escreveram histórias e as enviaram a fim de serem selecionadas para publicação de um livro da Editora (Projeto Como Nasce um livro – um dos maiores projetos de incentivo à leitura e à escrita da América Latina).

No dia 26/06, os alunos selecionados fizeram fotos para publicação e escreveram uma pequena biografia para ser colocada no livro. Que sensação gostosa!

Além disso, no dia 03 de agosto de 2019, participaram da solenidade de lançamento do livro, no UNISAL – Campus Maria Auxiliadora, Americana SP, com a presença de mais de 100 alunos selecionados de algumas escolas da Região Metropolitana de Campinas, familiares e amigos que os prestigiaram. Também estiveram lá, com grande orgulho, a Coordenadora Pedagógica Lucinha e a Orientadora Educacional Poliana. Nesta ocasião, os alunos também receberam uma placa de homenagem do Liceu, feita com muito carinho para demonstrar a alegria e o orgulho que o colégio sente por esta conquista dos nossos “alunos autores”.

Alunos participando do Letra Viva 2019

Para completar as homenagens, os alunos levaram um exemplar do livro à biblioteca do colégio, sendo recebidos e parabenizados pelo Diretor Geral, Pe. Alexandre, e pela Diretora Pedagógica, Rose. Em seguida, autografaram os textos e entregaram o livro à bibliotecária Coti e à responsável pela biblioteca infantil, Luciana.

Coordenadora Pedagógica EF1 – Maria Lúcia Torres Carvalho