TINTA INVISÍVEL!

Por - 19 de abril de 2023

Os alunos do Liceu Novo Plural, do Ensino Fundamental 1, realizaram, no momento da “Estação Ciência”, uma experiência incrível, a tinta invisível.

Cada aluno escreveu uma mensagem secreta em uma folha em branco usando bicarbonato de sódio com água. Após a secagem da escrita, a folha ficou totalmente branca, desaparecendo a mensagem. Em seguida, com o pincel, passaram açafrão dissolvido em álcool e a mensagem foi revelada.

Isso ocorre, porque o açafrão quando aplicado em uma superfície, ele revela se essa superfície é ácida ou alcalina, predominando o vermelho se for alcalina, e o amarelo se for ácida e neutra. Nesse caso, como a superfície tinha o bicarbonato de sódio, que é alcalino, predominou o vermelho.

A atividade possibilitou aos alunos, de forma lúdica e divertida, ampliarem seus conhecimentos sobre reações químicas.

Confira as fotos abaixo!