SIPAT 2021

Por - 25 de outubro de 2021

Na semana de 18 a 22 de outubro de 2021, a comunidade educativa de Campinas participou da SIPAT 2021 – Semana Interna de Prevenção a Acidentes de Trabalho, com o tema “Saúde Mental”

O evento, organizado pelas CIPAs das instituições Colégio Liceu Salesiano, Escola Salesiana São José e UNISAL Campinas, com o apoio do Recursos Humanos, Marketing, Compras e Direção, contou com palestras, vivências e oficinas voltadas especialmente ao autocuidado, ao “estar atento” aos sinais de nossa mente/corpo.

Esse novo contexto que estamos vivendo, desde março de 2020, trouxe novas formas de trabalho, relacionamento, entretenimento e também de lidar com as demandas do nosso dia a dia. Na balança, tivemos perdas e ganhos, mas o incentivo desta semana foi o olhar atento e cuidadoso para nossas questões, pois é essencial estar bem para que possamos realizar nossas atividades e também apoiar a nossa rede.

Contamos com gestores na acolhida que reforçaram a relevância desse olhar, passando por uma palestra elucidativa sobre o “Burnout”, com Giseli, professora do curso de psicologia e coordenadora da pós-graduação em saúde, ajudando na identificação de nosso estado emocional, além de uma vivência de arte terapia realizada pelas alunas Ludmila e Márcia, do UNISAL, momento em que cada um pode, minimamente, ter esse “mergulho” (ainda que raso), nas suas questões.

As alunas Andressa, Carla Rayane, Laura e Sara, autoras do perfil @projetopapilio, prepararam vídeos sobre cuidados para com as pessoas que passam ou passaram por tratamento oncológico, tendo em foco o câncer de mama, o câncer de próstata e o câncer de pele. Em complemento, foram entregues às (aos) colaboradoras(es) os lacinhos nas cores rosa (para o apoio à Campanha do Outubro Rosa), azul (para o apoio à Campanha do Novembro Azul) e laranja (para o Dezembro Laranja).

E, neste último dia, o convite foi mexer o corpo com a oficina de laboral com o instrutor Cardoso, do Colégio Liceu, porque também é muito importante a atividade física para manter a saúde mental.

Além disso, a palestra Gestão do Tempo, com o professor Pedro, do UNISAL, veio contribuir com as reflexões sobre o equilíbrio que precisamos para lidar com nossos afazeres cotidianos, e compreender que é possível ter dias mais leves se nos planejarmos e também separarmos um tempo para lidar com os imprevistos, já que não temos o controle de tudo.

Agradecemos a todos que organizaram e prestigiaram este evento, que foi realizado de forma híbrida (presencial e on-line). Com tantos aprendizados, continuaremos com o foco na saúde mental dos nossos colaboradores, alunos e comunidade em geral.