Semana de Habilidades Socioemocionais

Por - 11 de março de 2021

O Ensino Fundamental 1 do Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, com o direcionamento da Orientadora Pedagógica Poliana Thomaz, desenvolveu um projeto de Habilidades Socioemocionais.

Foi uma rica experiência que permitiu entender os sentimentos dos alunos, proporcionar uma reflexão acerca do “como eu me sinto” e escrever, externalizando o universo interno.

Poliana Thomaz

O projeto contou com as seguintes etapas de realização: a acolhida “Bom Dia/Boa Tarde”, de explicação das ações; a leitura do livro “A história da menina e do medo da menina”, de Luciane Regina Paulino Tognella; um trecho do filme “Divertida Mente”, da Disney, e a construção do pote dos sentimentos (um galão de água reaproveitado como reciclável funcionou como pote). Durante uma semana inteira, todos os professores foram convidados a estimular os alunos, em suas salas, a refletirem sobre as emoções, para assim saberem como eles estavam se sentindo.

Após várias escritas no pote dos sentimentos, montamos, no setor, um painel com todos os recadinhos, que foram contextualizados com os personagens do filme – Alegria, Tristeza, Raiva e Nojo.

O setor do Ensino Fundamental 1 realizará, com frequência, ações previstas em calendário, com ferramentas que possam propiciar momentos de reflexão emocional para os alunos. Nos próximos meses estão previstas rodas de conversa, trocas de sentimentos, motivação Pastoral, atividades pedagógicas em Ensino Religioso e eventos no setor, que vão cuidar dos sentimentos e abrir espaço para o compartilhar e o aprender emocional.

Entendemos que todos estamos vivenciando um momento muito delicado de nossas vidas; famílias, alunos, professores e funcionários da Educação envoltos a desafios e superações, encontrando caminhos para viabilizar o ensino. É momento de falar das emoções, é momento de compartilhar sentimentos, é momento de não deixar passar qualquer simples indício de que algo não está bom.

Vale a pena ouvir, vale a pena sentir, vale a pena superar! Vamos juntos…