Plantas medicinais

Por - 14 de setembro de 2022

O que é conhecimento? A partir dessa pergunta os alunos dos 5°s anos navegaram pelo material Nautas e descobriram que o conhecimento é tão antigo quanto a sua busca. Além disso, aprenderam que não só o conhecimento científico é importante, mas o tradicional também. E esse último nasce da sabedoria das pessoas, do que elas aprenderam com a natureza, com suas famílias e com experiências de vida. É transmitido de geração em geração. Os povos indígenas sabem muito bem disso e guardam ricos saberes. Atualmente, a ciência, através de pesquisas e experimentos, já comprovou eficácia medicinal de muitas plantas.
E será que no Liceu podemos encontrar plantas medicinais? Claro que sim! Como parte do Projeto “Cidade Liceu – 125 anos”, os alunos exploraram a horta da residência dos salesianos. Lá encontraram dezenas de ervas e temperos. A experiência também foi sensorial, pois cheiros, sabores e texturas foram sentidos: manjericão, boldo, maracujá, erva–doce e muitos outros. Entre eles, uma planta chamou bastante a atenção dos alunos: o alecrim.
Você sabia que o alecrim é excelente para estimular a concentração e a memória? A ingestão do chá só é indicada a partir de 12 anos, mas você pode cheirar seus galhinhos e conseguirá perceber a diferença.
Mais uma curiosidade… ainda na Grécia antiga, estudantes usavam coroas de alecrim enquanto se preparavam para exames.

Confira as fotos em nossa galeria: