Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB)

Por - 8 de março de 2021

Desde 2009, o Departamento de História da Unicamp, com o apoio da CNPq e Ministério da Ciência e Tecnologia, realiza o projeto da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), no qual estudantes do 8º e 9º do Ensino Fundamental e do Ensino Médio são estimulados a desenvolver o raciocínio analítico e crítico sobre os mais variados documentos históricos, além de promover a interação com pessoas de todo país, uma vez que todos os anos há dezenas de milhares de inscrições feitas de todo território nacional.

Pensada com o propósito de democratizar o acesso ao conhecimento histórico, mapear o ensino da disciplina pelo Brasil e apresentar diferentes discussões e dinâmicas diferentes da sala de aula, a ONHB é oferecida todos anos a alunos de escolas públicas e privadas que tenham gosto e curiosidade pelo ofício do historiador, simulando o manejo de fontes históricas e incitando questões sobre as mesmas e seus respectivos temas.

A Olimpíada de História é realizada em equipes formadas por 3 alunos e um professor orientador. Divide-se em seis fases online, nas quais os estudantes avaliam possibilidades de interpretações históricas sobre os documentos por meio questões do tipo alternativas que demandam de cada equipe uma boa capacidade de elaboração de pensamento e leitura sobre determinado assunto – isso porque o formato das alternativas foge do modelo tradicional de uma correta apenas, existem graus de complexidade a serem analisados em cada questão. A ONHB realiza uma final, tradicionalmente, presencial na Unicamp ou, eventualmente, online – por conta da pandemia de Covid-19 –, na qual a equipe responde a uma prova dissertativa.

Outro fator a ser levado em consideração é o preparo oferecido pela ONHB aos estudantes que desejam enfrentar os grandes vestibulares, uma vez que o perfil das questões e até mesmo as propostas de redação são muito similares, como ficou demonstrado no último vestibular da Unicamp em 2021. A cada edição, a ONHB também oferece vagas no curso de graduação de História da Unicamp, a serem disputadas num concurso específico, entre os medalhistas de ouro e prata.

Desta forma, o Liceu Salesiano e seus professores de História convidam a todos os seus alunos e alunas a experimentar a Olimpíada Nacional em História do Brasil, de modo a entendê-la como importante ferramenta em sua formação cidadã, desenvolvimento de pensamento crítico e meio de instrumentalização para vestibulares de todo país.

Profª Juliana Lopes.

• Data de início: 03 de maio de 2021.
  • Data de término: agosto (data e formato da fase final ainda não definidos)
  • Fases: seis (6) fases de provas online, com duração de uma semana cada, composta por questões e tarefas diversas, e uma fase final.

1ª fase – 03 a 08/05

2ª fase – 10 a 15/05

3ª fase – 17 a 22/05

4ª fase – 24 a 29/05

5ª fase – 31/05 a 05/06

6ª fase – 07 a 12/06

Fase final – agosto

Inscrição

Os alunos deverão fazer a inscrição da sua equipe. Essa equipe deve ser composta por três (3) estudantes (8º/9º/EM).

Taxa de inscrição

1º período: até dia 10 março (boletos emitidos até 23h59) com valor de R$ 78,00 por equipe

Último período: de 11 de março a 23 de abril (boletos emitidos até 23h59) com valor de R$ 118,00 por equipe.

Em hipótese alguma serão devolvidos os valores referentes às inscrições.

Aulas para orientação durante a execução das fases: caso tenhamos o número mínimo de 10 equipes inscritas na 13ª ONHB, o Liceu ofertará aulas de orientação para a execução das provas em cada fase, às quartas-feiras, a partir de 05/05/2021 até o dia 09/06/2021, no horário das 15h50 às 17h30.