O Bullying e as emoções

Por - 11 de outubro de 2023

Já pensou sobre a relação entre o bullying e as emoções? Pois é, o termo tem origem inglesa e foi popularizado pelo professor de psicologia Dan Olweus. Em países como o Reino Unido e os Estados Unidos, quem intimida verbal e fisicamente é chamado de bully (valentão). E é precisamente a essa prática que se refere o termo bullying: gestos que intimidam e agridem pessoas tanto verbal quanto fisicamente de forma repetitiva e sistemática.

Sabendo que o bullying envolve o prazer em humilhar e a vulnerabilidade de quem sofre, temos trabalhado com as emoções e os sentimentos, através de atividades de reconhecimento e da nomeação dessas emoções. Dessa forma, exercitamos a habilidade do autocontrole e da empatia, tão necessários para vivermos de forma respeitosa e amorosa.

Aliado a essas práticas, aqui no Liceu, trabalhamos com sistema preventivo de Dom Bosco e buscamos fazer com que, em nosso dia a dia, valores e ações reflexivas embasem nossas atividades, visando à formação cognitiva e humana.

Em relação ao tema, o trabalho foi iniciado em 10 de agosto, com a palestra “Bullying e a Violência Escolar”, de Luciene Tognetta e, em sequência, os alunos têm vivenciado momentos reflexivos no “Bom dia” e de “Boa tarde”, além de atividades que visam à prevenção de situações negativas, fortalecendo-os para viverem respeitando a diversidade e praticando a cidadania. Uma dessas práticas aconteceu nas aulas de Educação para o Pensar, dos 1ºs aos 5ºs anos, com o professor Marquinhos.

Acompanhe as fotos desse momento!