EXPERIÊNCIA – PASTA DE DENTE DE ELEFANTE

Por - 10 de novembro de 2023

Os alunos do Ensino Fundamental I e Educação Infantil do Liceu Novo Plural participaram da experiência no dia 20/10/2023, durante a atividade “Estação Ciências”. A experiência química, intitulada “Pasta de dente de elefante”, resultou em uma considerável quantidade de espuma devido à decomposição da água oxigenada com a ajuda de um catalisador. O iodeto de potássio foi adicionado como catalisador, acelerando a decomposição da água oxigenada por meio do íon iodeto.

Um exemplo prático dessa reação é observado em situações cotidianas, quando aplicamos água oxigenada de 10 volumes em ferimentos e percebemos a formação de espuma. Isso ocorre devido à presença da enzima catalase em nosso sangue, que age como catalisador, acelerando a decomposição da água oxigenada.

Essa atividade proporcionou aos alunos uma compreensão lúdica dos conceitos relacionados à velocidade das reações químicas e ao uso de catalisadores. Além disso, estimulou o interesse científico dos estudantes.

Confira as fotos abaixo para ver mais detalhes dessa experiência!