ELETIVA – ONU JOVEM

Por - 13 de abril de 2023

Visando o protagonismo do aluno e o desenvolvimento do senso crítico, a unidade curricular eletiva do itinerário formativo de Humanidades da 1ª série do EM, ONU JOVEM, abordou ao longo do trimestre, o tema “Racismo estrutural no Brasil: políticas antirracistas em contextos racistas e de segregação socioespacial”.

Os alunos foram divididos em sete comitês que se encarregaram de pesquisar aspectos específicos sobre o tema central, tais como: dados e informações empíricas sobre casos de racismo no Brasil; as principais leis que tipificam o racismo e a injúria racial; o estatuto da igualdade racial; a lei que obriga a abordagem da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira’ na rede de ensino e, por fim, a análise do relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos sobre o racismo, bem como a apropriação do conceito de racismo estrutural tomando por base entrevistas dos professores Silvio Almeida e Djamila Ribeiro, referências acadêmicas no assunto. Ao fim das apresentações orais, foi promovida uma discussão aberta entre os alunos e mediada pelo professor.

Acompanhe as fotos desse momento!