De onde vem a luz?

Por - 5 de abril de 2024

Atividade desenvolvida com os alunos do 3ºs anos no componente curricular de Ciência

Com o objetivo de promover o protagonismo do aluno por meio de atividades interativas e/ou concretas  e auxiliando na construção do conhecimento por meio da investigação ou na experimentação prática, nossos alunos prepararam e apresentaram um teatro de sombras, explorando diferentes espaços como a Sala Maker, Sala de Leitura e de Faz de Conta e laboratório para fazer novas descobertas e sanar alguns questionamentos feitos.

Mas de onde vem a luz? Vamos descobrir mais sobre essa forma de energia? Será que a luz caminha em linha reta ou faz curvas? A luz atravessa todos os objetos?O que significa refração?

De fato, foi muito prazeroso perceber que usando alguns materiais simples como: lanterna, caixa de sapato, espelho, objetos diversos e um local apropriado para que sua iluminação pudesse ter muita luz ou pouca luz foi fundamental para nosso experimento.

Foi unanime a percepção feita pelos alunos e a conclusão em que chegaram de que a luz é essencial para nossas atividades; para a formação da sombra; e que dependendo do tipo de material, o comportamento da luz será diferente e a formação do arco-íris.

Com certeza, aprendemos muito de forma lúdica e prazerosa!

Confira as fotos em nossa galeria: