Banda The Five’s conquista o prêmio de primeiro lugar no concurso de Bandas do Festival da Juventude Salesiana 2023

Por - 6 de novembro de 2023

No dia 21 de outubro de 2023, a juventude salesiana se reuniu no FEST (Festival da Juventude salesiana). Este evento marca a confraternização de toda a presença juvenil nas Inspetorias Nossa Senhora Auxiliadora (Salesianos) e Nossa Senhora Aparecida (Salesianas). O tema do encontro deste ano, “Faça Florescer a civilização do Amor” (Papa Francisco) levou cerca de 4 mil jovens a refletir sobre a construção de um mundo novo, em que o Amor de Deus prevaleça nas relações humanas, superando a cultura do ódio e do descarte.

Com uma programação bem ampla, o Fest teve, em sua abertura, a celebração da Santa Missa, neste ano, comemorando os 25 anos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS). Após este momento, os jovens puderam escolher, além de esportes variados, apresentações de dança, concurso de bandas e peças de teatro, resultado das ações desenvolvidas junto aos jovens nas casas salesianas presentes. Ao final de tudo, houve uma mini balada e a noite encerrou-se com a adoração ao Santíssimo.

Em especial, neste ano, a presença dos Salesianos de Campinas (Escola Salesiana São José e o Colégio Liceu Salesiano) participou do concurso com a banda The Five´s e conquistou o primeiro lugar na disputa com outras 9 bandas, com a música “Semeando o Amor”. Isso foi resultado de muito empenho dos nossos alunos na preparação e nos ensaios e também do nosso oficineiro que acompanha a Banda, Andrey Felipe.

Confira o que eles têm a dizer sobre participar no FEST e no concurso de bandas:

“Minha experiência, mais uma vez, no Fest, foi maravilhosa, principalmente agora com a nossa participação no concurso de bandas. Eu amei participar dos ensaios da criação da música e com certeza de conhecer novas pessoas em meio esse tempo! Valeu a pena todo esforço e dedicação durante esse tempo e ganhar o 1° lugar foi uma conquista que guardarei na memória.” (Giovana Consulo, 9º ano Escola Salesiana São José)

“Minha experiência do FEST foi incrível! Confesso que de primeira eu não estava confiante de que iria gostar ou me divertir tanto. Amei a animação e felicidade que as pessoas tinham. Quando me chamaram para participar da banda do São José, não tinha muita confiança de que isso daria certo. E se não fosse por eles, eu claramente não teria a melhor experiência que eu tive, foi quando eu subi no palco e comecei a cantar, sentir a conexão com a banda e o público foi surreal!

Não vou esquecer desse dia tão rápido e irei sentir saudades, principalmente dos ensaios com a galera. Enfim, é isso!” (Isabela Orsi, 2ª série, Colégio Liceu)

“Foi a minha primeira vez no Fest e foi top! Fui recebido muito bem, atividades muito divertidas e a galera super gente boa, criei amizades, ajudei na torcida. Ganhar em 1° lugar no concurso de bandas foi a experiência mais incrível, agradeço o esforço e dedicação de todos da banda e da pastoral, e vamos São José!!” (Luís Ricardo Salla, 9º ano Escola Salesiana São José)

“Eu não tenho palavras para descrever a imensidão dos sentimentos criados antes, durante e após o FEST. Foi a primeira vez que eu fui, e foi simplesmente fantástico cada momento, desde a ida no ônibus até a volta onde estávamos todos muito contentes e ao mesmo tempo cansados.

Ter a oportunidade de fazer parte da Banda The Five’s foi umas das melhores experiências que eu já tive. Os ensaios sempre foram muito divertidos, repletos de aprendizagens e foi onde criamos uma amizade incrível! Sou grato a cada momento em que passei ao lado de todos. Ficar em primeiro lugar no FEST foi o reflexo da nossa dedicação, da nossa amizade, e foi acima de tudo, o reflexo da conexão criada entre nós e o público!

Agradeço por ter participado de um evento eternamente memorável, já estou ansioso para o FEST do ano que vem” (Vinícius Nascimento, 2ª série, Colégio Liceu)

“Eu adorei participar do Fest, foi uma das experiências mais incríveis da minha vida até hoje. Sobre o concurso de banda, eu também adorei, foi muito legal ter ganhado, foi a inda mais legal porque eu estava fazendo algo que eu gosto muito e com pessoas que eu gosto muito. Quando eu estava cantando, não estava pensando na premiação, e sim estava me divertindo e com meus amigos!!

Só tenho que agradecer a Deus por essa experiência e essas pessoas terem entrado na minha vida!!” (Stefani Tolentino, 7º ano Escola Salesiana São José)

“Eu não fui ao Fest, infelizmente, mas tive a honra de participar na preparação da banda The Five’s desde a composição da canção até os ensaios finais. Nosso objetivo sempre foi entregar uma apresentação de qualidade, divertida e que houvesse conexão com o público. Fiquei super feliz quando soube que nós vencemos o concurso de bandas, mas, melhor que isso, tive a oportunidade de ver a evolução e a dedicação de todos os envolvidos.

A apresentação da nossa banda no Fest foi um reflexo de tudo que vivemos antes. Para que fosse uma apresentação de qualidade, tivemos que trabalhar duro primeiro, para que fosse divertida, tivemos que nos divertir primeiro e para que houvesse conexão tivemos que nos conectar primeiro.

Obrigado The Five’s tenho orgulho de vocês.” (Andrey Felipe, oficineiro da banda das escolas)

Acompanhe a letra da música ganhadora:

Semeando o Amor

Seja o caminho

A verdade da minha fé

Estou de joelhos

Faça em mim tua vontade

Quero ser exemplo

Levar tua verdade

Ser seu instrumento

E fazer tua vontade

Cultivando sorrisos, semeando o amor

Ensinando o caminho, pra chegar o Senhor

Deixa Ele entrar

Seja luz, faça lar

Quando fraquejar

Saiba que Nele pode confiar

Suas orações Deus vai escutar

Com a tua fé, a luz entrará

Oh oh oh oh oh oh

Floreça em mim o teu amor! (2x)

Parabéns aos alunos e às alunas pelo prêmio e ao Andrey que os acompanhou em todo o processo!

Que através do FEST, o amor de Deus floresça!