UNISAL E LICEU – PARCERIA NA EDUCAÇÃO!

Por - 15 de maio de 2017

No início do mês de maio, os alunos do 5º ano do período da tarde do Liceu Plural estrearam o Projeto “Oficina Pedagógica”. Este projeto contempla o programa de práticas pedagógicas do curso de Pedagogia do Unisal. Os encontros da Oficina ocorrerão mensalmente com as turmas de Ensino Fundamental I do Liceu Plural com o objetivo de realizar Oficinas de Leitura e Contação de Histórias. Essas atividades serão realizadas pelas estudantes do curso de Pedagogia e supervisionadas pelas professoras do Unisal, Patricia Cortelazzo e Valéria Fusch.

Os alunos participaram de uma roda de conversa na qual tiveram a oportunidade de se apresentar e conhecer um pouco mais sobre a proposta do projeto. Em seguida, fizeram uma leitura coletiva do texto “Era uma vez uma sala de aula”, escrito por Gustavo Gomes, um garoto de onze anos, para a coluna “Folhinha” do Jornal Folha de São Paulo.

O texto aborda as diferenças existentes entre os alunos da sala de aula do Gustavo e relata o quanto essas diferenças tornam as pessoas mais interessantes, fazendo o preconceito passar bem longe.

Os educandos discutiram sobre o preconceito e cada criança pôde expor seu ponto de vista sobre o assunto e contar experiências pessoais vivenciadas. Logo em seguida, trabalharam algumas questões sobre a compreensão e interpretação do texto e, ao final, realizaram ilustrações sobre o tema.

Além de envolver conteúdos pedagógicos como leitura, escrita, interpretação de texto e criatividade, o trabalho realizado neste primeiro encontro estimulou também a consideração à diversidade e enfatizou a importância do respeito ao próximo e da coletividade.

Gabriela Brunozi – Assistente Pedagógica do Liceu Plural