PROFISSÕES: NA BUSCA DE INFORMAÇÕES E REFLEXÕES – Ensino Fundamental 1

Por - 10 de outubro de 2018

No desenvolvimento do ser humano, inclusive no que se refere às futuras escolhas profissionais, a faixa etária de 6 a 10 anos é caracterizada como um período lúdico da criança que fantasia a partir de suas necessidades e vivências.

Contribuir com uma ampliação da visão da criança sobre o mundo do trabalho pode vir a tornar esta etapa mais rica, com mais elementos para a sua elaboração do desenvolvimento das etapas posteriores e auxiliar desde bem cedo o acesso do aluno à informação profissional, com as quais ele nem sempre convive no seu cotidiano, que é onde costuma em geral se dar esse conhecimento específico nessa faixa etária.

Iniciamos juntamente com todos os alunos do EF1no mês de agosto uma reflexão sobre as profissões atuais e do futuro, através de pesquisas, debates, palestras, dinâmicas e apresentações no bom dia e boa tarde. De uma maneira atraente, buscamos despertar o interesse e a curiosidade sobre as habilidades individuais, o fazer consciente e como podemos atuar positivamente para a sociedade através da escolha de uma profissão.

Segue o cronograma das atividades:

* Dia 20 de agosto – Apresentação no bom dia e boa tarde de um vídeo sobre profissões atuais e do futuro;

* De 21 a 23 de agosto – Dinâmica:  descubra a profissão. Apresentação de 9 profissionais do colégio no bom dia e boa tarde, contando sobre a sua formação profissional, tempo e local de trabalho, importância da profissão para a sociedade e curiosidades;

* De 23 a 31 de agosto

s e 2ºs anos – bate-papo com um profissional da escola;

s anos – palestra com um profissional (pai/mãe de aluno) escolhido pela turma;

s e 5ºs anos – pesquisa realizada na informática, com orientação e direcionamento da professora, sobre uma profissão do futuro.

Retorno dos trabalhos:

s e 2ºs anos – os alunos fizeram um desenho que está exposto no setor;

s anos: carta de agradecimento ao palestrante, redigida coletivamente que foi enviada pelo correio e e-mail;

s anos: construção coletiva de uma poesia sobre a profissão do futuro que foi escolhida pela classe e que foi lida no bom dia e boa tarde;

s anos: criação de um texto coletivo contando sobre a profissão do futuro que foi pesquisada através da leitura realizada pelo representante da classe, no bom dia e boa tarde.

Orientação Educacional e Equipe Pedagógica do EF1