Portas abertas para o mundo – “Liceu na Itália!”

Por - 1 de junho de 2017

Com o objetivo de conhecer e valorizar um pouco mais a influência dos imigrantes italianos na cultura brasileira, os alunos dos 5os anos participaram de uma conversa, via Skype, com o padre Stefano, direto da Itália.

Após estudarmos, em sala de aula, sobre a diversidade da formação do povo brasileiro, pesquisamos e nos aprofundamos nos costumes e marcas deixadas pela grande imigração italiana que ocorreu em nosso país logo após a libertação dos escravos.

Esse projeto surgiu após a reflexão sobre a importância do uso de novas tecnologias para o ensino e aprendizagem dos alunos de hoje, e como essas tecnologias podem melhorar a experiência de ensinar, aprender e permitir que os alunos adquiram habilidades do século XXI.

O uso dessas tecnologias promoveu a troca de experiências com uma pessoa de outro continente que fez, historicamente, parte da formação da cultura brasileira.

As crianças puderam fazer perguntas e ouvir o padre Stefano, que fala português, diretamente de Roma. Foi uma empolgação só!!! Os pequenos amaram a experiência de usar a tecnologia para conhecer um pouquinho mais da Itália, ouvir o sotaque de uma língua diferente e que muito influenciou o povo brasileiro. Obrigada, padre Stefano!!

Equipe Pedagógica Ensino Fundamental 1