Uso com eficiência das novas mídias

Por - 9 de março de 2016

Alunos dos oitavos e nonos anos assistem à palestra sobre como usar com eficiência as novas mídias
No livro Tecnologias para aprender, os cientistas Alfred Sholl-Franco e Gláucio Aranha, fazem uma análise dos efeitos das tecnologias mais recentes sobre a cognição. Segundo os autores, é preciso deixar de lado a visão simplista de que mídias servem apenas para entretenimento e devem ficar à margem do processo de ensino. Estudos mostram que uma integração de mídias de forma planejada e com domínio do professor é uma forma bastante eficaz de atrair a atenção do aluno.
Contudo, uma questão importante do ponto de vista do desenvolvimento infantil deve ser considerada: como a interação precoce e intensa com novas mídias pode afetar nossos cérebros bem como nossa capacidade de interagir com os outros.
Em tempo de tantas novidades tecnológicas, sabemos o quanto é importante mostrar para as novas gerações que as novas mídias devem ser utilizadas de forma a maximizar as habilidades humanas, por isso propiciamos, no dia, 08/03, uma palestra com a Professora Elaine Mendeleck.
Entre tantas contribuições trazidas pelos apontamentos da professora, uma lição importante: usar a tecnologia para potencializar nossas habilidades.

Equipe Pedagógica do Ensino Fundamental 2