O tapete da procissão de Corpus Christi
Por admin - 25 de maio de 2016No Boa Tarde do dia 20/05, os alunos dos 5os anos D e E utilizaram um lindo tapete confeccionado por eles, lembrando a tradição católica na procissão feita pelos fiéis nas ruas de algumas cidades, para a celebração de Corpus Christi. Preparando para esta celebração (que acontecerá nas Igrejas no próximo dia 26/05), os alunos falaram sobre o significado desta e expuseram o tapete para todos os alunos conhecerem.
A celebração de Corpus Christi teve origem em 1243, em Liège, na Bélgica, no século XIII, quando a freira Juliana de Cornion teria tido visões de Cristo demonstrando-lhe desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.
A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Durante a Missa, o celebrante consagra duas hóstias: uma é consumida e a outra, apresentada aos fiéis para adoração. Essa hóstia permanece no meio da comunidade, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.
A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. Segundo o Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.
(Texto adaptado de Canção Nova)
Professoras dos 5ºs anos D e E