Alunos Liceu conquistam medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Por - 21 de agosto de 2018

Terminou, neste último domingo, na Unicamp, a 10ª Edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB). A tradicional olimpíada completou 10 anos e contou com a participação de 14,3 mil equipes e um total de 57,5 mil inscritos de todos os estados brasileiros. Considerada a edição mais difícil e disputada da história do evento, foi o Liceu Salesiano quem colocou Campinas no topo da história.
Desde o anúncio dos classificados para a grande e última fase da competição, o otimismo tomou conta das 3 equipes convocadas e orientadas pelo professor Daniel Florence, o qual já há 3 anos tem sido o único docente a conseguir classificar equipes para as finais que representem a cidade de Campinas.
A equipe Sufragistas XXI, composta pelos alunos da 3ª série do ensino médio: Lara Fortuna, Guilherme Vital e Juliana Coelho, colocaram Campinas no mais alto degrau do evento conquistando a medalha de ouro.
Sufragistas XXI já haviam conquistado a medalha de prata na 9ª edição do evento em agosto de 2017 e contaram com a experiência e dedicação para chegar ao resultado incontestável de estar entre as cinco equipes que conquistaram o ouro pelo Estado de São Paulo.
Para o professor e orientador dos alunos, o resultado marcante foi fruto de um projeto olímpico implementado por ele na escola desde 2015. Com um trabalho a todo momento centrado no estímulo e participação ativa dos alunos desde o ensino fundamental, o colégio consegue nesta edição seu melhor resultado em 10 anos do evento.
As outras duas equipes que participaram da grande final são formadas por alunas da 1ª e 2ª série do ensino médio e conquistaram a medalha de honra ao mérito, conhecida como “medalha de cristal” e já começam a construir os passos trilhados pelos colegas dourados em direção às colocações mais importantes nos próximos eventos.
O professor Daniel Florence é Mestre em Educação, historiador e cientista social e vê nas Olimpíadas uma grande ferramenta de produção de conhecimento e socialização do conhecimento histórico.

Confira as fotos dos nossos medalhistas!

Equipe Pedagógica – Ensino Médio