Adaptação : um processo de paciência e amor.

Por - 31 de janeiro de 2019

O ingresso das crianças na vida escolar demanda um investimento emocional significativo e não é à toa que denominamos esta fase como “Adaptação”. É um processo absolutamente comum, de mudança e de enfrentamento do medo, das angústias e de muita ansiedade para toda família. No Liceu, a adaptação acontece de forma gradativa e principalmente respeitando o tempo e o desenvolvimento das crianças para que elas confiem no espaço escolar e se sintam seguras, sem traumas e choro. A nossa porta de entrada é a turminha do Infantil Mirim e recebemos crianças a partir dos 18 meses. Nessa fase, a primeira semana de adaptação precisa ser de muito carinho e atenção. Assim, a turminha é dividida em pequenos grupos para que cada criança receba o acolhimento necessário das professoras. A permanência na escola é reduzida e vai aumentando um pouquinho por dia até as crianças se sentirem seguras com a equipe pedagógica. E que comece o quarto dia de adaptação, com muita alegria e progresso dos nossos pequenos!

Adriana Mion – Coordenadora da Educação Infantil