
Benchmarking Pedagógico no Colégio Dom Bosco de Americana
Por Fábio Bertoni - 9 de abril de 2026O Colégio Liceu realizou uma enriquecedora ação de Benchmarking Pedagógico no Colégio Dom Bosco de Americana, instituição que integra a mesma inspetoria salesiana. O Diretor Pedagógico Thiago Bertolin, acompanhado das coordenações pedagógicas Adriana Mion (Educação Infantil), Carolina Chiari (Ensino Fundamental – Anos Iniciais), Bruno Santana (Ensino Médio) e da técnica educacional Keila Sousa, responsável pelo Liceu Plural, vivenciou momentos significativos de escuta, análise e reflexão sobre diferentes práticas educativas.
A experiência possibilitou trocas pedagógicas profundas, ampliando o repertório da equipe, fortalecendo processos formativos, metodológicos e de gestão pedagógica, além de inspirar novas estratégias para qualificar ainda mais o ensino e a aprendizagem. Conhecer uma realidade distinta, mas sustentada pelo mesmo carisma salesiano, reforça a potência do trabalho em rede e da construção coletiva do conhecimento.
O benchmarking pedagógico reafirma nosso compromisso com uma educação que aprende, se reinventa e evolui continuamente, sempre colocando o estudante no centro do processo educativo.