Novas vivências no Liceu Plural!

Por - 30 de setembro de 2016

Esta semana, nas aulas de Corpo e Movimento do Liceu Plural do 1º ao 6º ano, foi trabalhado o voleibol sentado, uma experiência maravilhosa para os nossos alunos. Após assistirem a um vídeo sobre o esporte, os alunos vivenciaram a modalidade enfrentando as barreiras vividas pelos deficientes.
O voleibol sentado ou voleibol adaptado é um esporte paralímpico que foi criado com o intuito de ajudar as pessoas com alguma deficiência motora a poder praticar um esporte e também a ajudar na sua integração social e a nível psicológico, como a grande maioria dos esportes paralímpicos foram.
O vôlei sentado surgiu da junção do vôlei convencional com um esporte alemão praticado por pessoas com pouca mobilidade, mas sem rede, chamado sitzbal. A união das duas modalidades fez surgir o vôlei sentado em 1956. Utilizando basicamente as regras do vôlei, o esporte tem um ritmo frenético e é disputado oficialmente desde as Paraolimpíadas de Arnhem-1980, na Holanda. Em Toronto-1976 apareceu como exibição.
Podem competir no vôlei sentado jogadores amputados, paralisados cerebrais, lesionados na coluna vertebral e pessoas com outros tipos de deficiência locomotora. Uma das regras principais do esporte é que os atletas não podem bater na bola sem estar em contato com o solo.

Fernanda Montenegro – Instrutora de Corpo e Movimento no Liceu Plural