CONCURSO CANGURU DE MATEMÁTICA

Por - 11 de março de 2016

CONCURSO CANGURU DE MATEMÁTICA BRASIL 2016

Senhores Pais, Prezados(as) Alunos(as)

A Associação Canguru sem Fronteiras  reúne personalidades do mundo da matemática de 52 países e possui como meta, promover a divulgação da matemática elementar por todos os meios ao seu alcance e, em particular, pela organização anual do Concurso Canguru de Matemática sem Fronteiras, que se realiza no mesmo dia em todos os países participantes. No Brasil, a organização do concurso está a cargo da Sociedade Brasileira de Matemática, que também é a responsável pela Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

O Canguru Sem Fronteiras e, nas palavras do seu fundador, André Deledicq, um jogo-concurso, não uma competição entre estudantes. Inspirado em evento semelhante na Austrália (daí o nome), foi criado em 1991 na França, com enorme sucesso, atraindo a atenção dos países vizinhos. Atualmente, a Associação Canguru Sem Fronteiras conta com mais de 6 milhões de estudantes participantes em todo o mundo.

Informações sobre o concurso nacional poderão ser encontradas no site www.cangurudematematicabrasil.com.br.

No mesmo site há links sobre o concurso canguru pelo mundo.

Sobre o concurso é importante saber que:

• As provas são compostas de testes objetivos, cinco alternativas, questões em ordem de dificuldade crescente (primeiro terço da prova, questões fáceis; segundo terço, médias e terceiro terço, mais difíceis). São 24 testes para o 5º e 6º anos e 30 para os demais anos.
  • As provas apresentam problemas criativos e recreativos, adequados a cada um dos níveis.
  • As provas são elaboradas por uma equipe internacional de professores e matemáticos.
  • As provas servem também como treinamento para as provas regulares da Olimpíada Brasileira de Matemática.
  • As provas, PARA OS NOSSOS ALUNOS, serão aplicadas no dia 17 de março, quinta-feira, conforme o cronograma de cada setor.
  • Duração das provas: 1 hora e 40 minutos.
  • Todos os alunos participantes receberão certificados de participação.