O Livro
Este livro teve como objetivo revisitar os fatos sociais e históricos de Campinas que culminaram na fundação em 1897, do Lyceo de Artes e Officios, depois Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora, em regime de internato, para acolher os órfãos oriundos da epidemia de febre amarela de 1889, sob a tutela da congregação salesiana pautada nos princípios educacionais de Dom Bosco.
Buscou reconstruir a sua trajetória de 125 anos: os idealizadores e doadores; os salesianos; as práticas educativo-institucionais; as atividades profissionalizantes; as regras disciplinares no internato e externato; as festas e celebrações religiosas; o lazer; os passeios; os esportes e a fanfarra; as releituras do sistema preventivo de Dom Bosco através dos tempos; a inclusão das meninas; a demonstração de que o diálogo entre a evangelização, a ciência e a tecnologia pode contribuir para tornar o mundo mais humanizado, solidário e conectado, quando perpassado pela sabedoria de vem de Deus.
PALAVRA DO DIRETOR
A gratidão, ensina-nos o nosso amado pai São João Bosco, é um princípio divino:
“Agradecerás ao Senhor teu Deus em todas as coisas”!
“Que vivais rendendo graças diariamente pelas muitas misericórdias e bênçãos
que Deus vos concede”.
Independentemente das circunstâncias, se mais ou menos favoráveis, todos temos muito o que agradecer, pois, a gratidão situa-nos no Coração de Deus! A nossa vida é abençoada de incontáveis maneiras… assim, “a gratidão é não somente a maior das virtudes, mas a mãe de todas elas”.
Neste ano de 2022, rendemos a Deus o nosso louvor por suas maravilhas: a celebração jubilar dos 125 anos do Liceu Nossa Senhora Auxiliadora, testemunha para nós que, a cada tempo, Deus nos concede o que mais precisamos.
Celebramos com alegre esperança os esforços de toda a Comunidade Educativa do Liceu, e deste modo, o nosso olhar e as nossas orações alcançam a todos os que direta ou indiretamente contribuirão e contribuem para que a missão educativa salesiana continue a oferecer nesta querida cidade de Campinas um serviço qualificado e atento às exigências do tempo presente, pois filhos e filhas de Dom Bosco, enxergamos a vida a partir da ótica do horizonte… que vê mais além… que avança com serena e esperançosa responsabilidade ante os desafios que nos
lançam para o futuro Prezados, como é amável e honroso expressar gratidão. É generoso e nobre agir com ela; mas quando vivemos sempre cheios dela, o nosso coração toca o céu!
Que a gratidão permeie a nossa alma, agora e para sempre, e que os maravilhosos sinais advindos de todos os integrantes da comunidade salesiana, sacerdotes, irmãos consagrados, professores, colaboradores dos mais diversos setores, alunos, familiares, paroquianos e amigos… unidos e irmanados ao júbilo pela linda história do Liceu Nossa Senhora Auxiliadora nos levem a proclamar: Em tudo, Deus seja louvado!
P. Alexandre Luís de Oliveira – SDB
Diretor Geral
A Autora
ANA MARIA MELO NEGRÃO
Nascida em Campinas, cidade que muito ama.
Primário e Ginasial no Instituto de Educação Carlos Gomes; curso Clássico no Culto à Ciência.
Graduada em Letras Anglo-Germânicas e em Direito pela PUC-Campinas; Mestre pelo UNISAL e doutora em Educação pela UNICAMP. Pesquisadora no CMU – Centro de Memória da UNICAMP.
Lecionou Língua e Literatura Brasileira e Portuguesa na rede pública e privada. Docente universitária por décadas na PUC-Campinas e UNISAL. Avaliadora de cursos de Letras e Direito pelo INEP / MEC.
Comungando o carisma de Dom Bosco, lecionou no Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora desde 1983, e fundou, em 2001, a Faculdade de Direito do UNISAL/Campinas, sediada no próprio Liceu. Atualmente, é Ouvidora do UNISAL.
Autora de capítulos e de vários livros. Destacam-se: Arcadas do Tempo: O Liceu tece 100 anos de história – Ed. DBA, 1997; Infância, Educação e Direitos Sociais: Asilo de Órfãs (1870-1960), Ed. CMU, 2003; Pernas Cruzadas, Meias Rendadas: desvendando Histórias de Campinas. Ed. CMU, 2013; Memórias em Educação (p.197-243), Ed. UNICAMP, 1999; Trabalho e Infância. (p.130-164) RJ: Vozes, 1ª. ed. 2015; Sociologia Geral e do Direito. (p.360-379) Ed. Alínea, 1ª. a 6ª. ed. 2002- 2014; No Azul das Hortênsias. Pontes Editores, 2022.
Com júbilo, escreveu, neste ano de 2022, pela Pontes Editores, uma coletânea, em formato E-book: O Liceu Salesiano Nossa Senhora Auxiliadora Tece: 125 anos de história, para trazer à luz essa trajetória de educação em Campinas.
Vice – diretora da Academia Campinense de Letras – Cadeira 8 e membro do Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Campinas – Cadeira 25, dedica-se às Letras e à história de sua cidade berço. Integra o Rotary Club de Campinas Cambuí.
Aprecia a boa música, ama a natureza e a praia, luta pela educação e Direitos Humanos, por causas de responsabilidade social, pelo cultivo da paz e respeito aos valores éticos.
Uma plêiade de amigos trazem-lhe alegria no convívio e rodas de prosa e cantoria. Mãe de três filhos e avó de quatro netos, a lhe enfeitar a vida.