Ações Pedagógicas – Ensino Fundamental II

ORIENTAÇÃO DE ESTUDOS

LICEU DE OLHO NO FUTURO

REPRESENTANTE DE CLASSE

Representante de Classe é um projeto interdisciplinar que, junto com a Pastoral do Colégio Liceu e a Orientação Educacional do Colégio Liceu, estimulam o protagonismo do aluno por meio da conscientização e olhar crítico baseado nos componentes curriculares.

Objetivo: Liderança representativa nas esferas:

• Aluno X Escola;
  • Aluno X Aluno;
  • Aluno X Família;
  • Aluno X Cidadania;
  • Aluno X Comunidade.

Alunos envolvidos: Todos os alunos.

TÉCNICA DE REDAÇÃO

A leitura aumenta o conhecimento, o vocabulário e ajuda na construção textual, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimorando a escrita.

Objetivo: Estimular a criatividade e a produção de textos, a partir do estudo dos gêneros textuais previstos no material didático.

Celebrando Conquistas – Mérito Acadêmico

Estimulados ao cumprimento de tarefas em casa e ao bom desempenho em ao menos 6 componentes curriculares, o Celebrando Conquistas – Mérito Acadêmico reconhece por meio de certificado os alunos destaques.

Objetivo: estimular os estudos, a autorresponsabilidade e comprometimento com os estudos.

AVALIAÇÃO INTEGRADA

A Avaliação Integrada é uma avaliação com 40 questões de múltipla escolha, envolvendo os 10 componentes curriculares, agrupados por áreas do conhecimento, e uma produção textual. São realizadas três avaliações integradas por ano, fazendo parte do processo avaliativo de cada trimestre, para os alunos dos 6º ao 9º ano.

Objetivo: Estimular e proporcionar aos alunos o cumprimento de regras para a realização da prova por meio de rigor de horário de entrada, lugar determinado na sala para a realização da prova, folha óptica para marcar as respostas, tempo mínimo e máximo para a realização da prova. Os fiscais de corredor e porta seguem os mesmos critérios de um exame vestibular.

PROJETO DE VIDA

Desenvolvimento da capacidade dos alunos refletirem sobre desejos e objetivos, não apenas para o futuro, mas também nos dias atuais. Isso inclui planejar o que farão a cada ano e etapa de ensino, aprendendo a se organizar, estabelecer metas e definir estratégias para atingi-las.

OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

Desenvolve a dedicação acadêmica em um conteúdo específico, com disciplina, organização e foco. Ajuda, ainda, a desenvolver novas habilidades, por isso incentivamos a participação em olimpíadas, pensando no futuro dos nossos alunos. Além do próprio aprendizado inerente à preparação, a conquista da medalha é um incentivo no futuro acadêmico e profissional.

Olimpíadas

OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia

A OBA é um evento aberto à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, para alunos do primeiro ano do ensino fundamental até os do último ano do ensino médio. A OBA ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo.

MOBFOG – Mostra Brasileira de Foguetes

A Mostra Brasileira de Foguetes é uma olimpíada inteiramente experimental, pois consiste em construir e lançar, obliquamente, foguetes, a partir de uma base de lançamento, o mais distante possível. Foguetes e bases de lançamentos devem ser construídos por alunos individualmente ou em equipes de até três componentes.

ONHB – Olimpíada Nacional em História do Brasil

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação. É coordenada nacionalmente pela profª Dra. Cristina Meneguello e conta com um grupo importante de docentes e pós-graduandos de diferentes universidades do país, que atuam como conselheiros da Olimpíada.

OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação – MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações– MCTI.

• Estimular e promover o estudo da Matemática;
  • Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
  • Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
  • Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
  • Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;
  • Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.