Ensino Fundamental 2
Ano Letivo 2021

Metodologia e Trabalho Pedagógico

O trabalho pedagógico está organizado segundo uma concepção de articulação das disciplinas em áreas do conhecimento. A organização curricular em áreas baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em especial os do Ensino Médio, com as devidas adaptações para o Ensino Fundamental e tem por objetivo reunir os conhecimentos que compartilham os mesmos objetos de estudo, facilitando a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica.
Os materiais didáticos e os métodos para colocar em prática a nossa proposta pedagógica são pensados para que a integração do conhecimento se efetive; assim, projetos e atividades mais globalizados, envolvendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos, estão presentes na metodologia do trabalho.
Na sala de aula, o uso das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas fomenta um ambiente colaborativo e interativo, desenvolvendo nos alunos as habilidades necessárias para o século XXI como criatividades e inovação; pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação.

Galeria de Fotos
Estrutura

Horário

07h15 às 12h40

Projetos Pedagógicos
Específicos

  • Grupos de estudo de matemática, astronomia e atualidades com programa para as olimpíadas do conhecimento;
  • Grupos de estudo com a supervisão de um professor e da coordenação;
  • Disciplinas oferecidas: Matemática, Astronomia e Atualidades;
  • O aluno é incentivado e convidado a participar por desempenho escolar.

Projetos Pedagógicos

  • Estudos do meio e visitas técnicas;
  • Projetos de Leitura;
  • Concurso de Redação;
  • Encontro com autores;
  • Feira do Livro;
  • Liceu em Movimento;
  • Programa “ Deixa eu falar”;
  • Ecodesfile;
  • Projeto Solidário;
  • Ciclo de Palestras;
  • Programa de Orientação Vocacional;
  • Liderança e Protagonismo Juvenil;
  • Projeto 100% Tarefa e 100% Liceu.

Quadro Curricular
Ano Letivo 2021

Quadro Curricular elaborado nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e conta com uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada, em consonância com as orientações dos Órgãos Superiores da Educação.
O quadro curricular do Ensino Fundamental 2 apresenta os seguintes componentes curriculares:

QUADRO CURRICULAR

Visita Virtual
Ensino Fundamental 2

Processos Avaliativos

São utilizados diferentes instrumentos avaliativos, tais como: avaliações escritas, relatórios, produções textuais, resolução de listas de exercícios,  pesquisas orientadas, leituras de paradidáticos, elaboração de trabalhos escritos, roteiros de estudo, entre outros.

Avaliação Integrada

  • Uma avaliação a cada trimestre;
  • Contempla 5 questões objetivas de cada disciplina e uma produção de texto;
  • Relatório de desempenho individual.

Desejo mais Informações
Ano Letivo 2021

6º ano7º ano8º ano9º ano

Acompanhamento Escolar

Agenda online para registro das tarefas diárias, lembretes, calendário de avaliações e conteúdos de prova.
ortal educacional para acompanhamento pedagógico diário
Portal Futurum para atividades didáticas preparadas e/ ou indicadas pelos professores e atividades do livro digital.
Atendimento da Coordenação e Orientação para esclarecimentos pedagógicos e agendamento de reuniões com os professores.
Reunião de pais e mestres uma vez por trimestre.

Coordenação
Pedagógica

Renata Penteado

Orientação
Educacional

Ângela Negrão Dantas

Auxiliares

Marcela Silva Taglioni

Thais Renata Turchetti Alves

Agendar reunião virtual
com a coordenadora

Equipe Pedagógica
Professores

Aline Soler Parra – L. Portuguesa e Téc. de Redação
Alessandra D. B. Martinez – Inglês
Angela Maria Ferreira Sabioni – Matemática
Angela Pereira Von A. Manocchio – Matemática
Camila Cardinalli – Arte
Carlos Alberto Prado – História
Célia Regina Begnine Giorgi – Língua Portuguesa e Técnicas de Redação
Cláudia M. G. T. Schiavinato – Língua Portuguesa e Técnicas de Redação
Daniel Simões Rabello – Educação Física
Edson Mengatto – Geografia
Elaine Mendeleck – Química
Fernanda Montenegro Nogueira – Educação Física
Heldis Silveira Santos – Ciências
Isabel Maria dos Anjos Costa – Língua Portuguesa e Técnica. de Redação
Jocimara Simões Almeida Kortz – Ciências
Jonathas José Paghi Magalhães – Geografia
Luciano H. Durante – Espanhol
Luiz Augusto Arlindo – Matemática
Marco Aurélio Pereira – Inglês
Marcos Rogério Soares – Educação para o Pensar
Melody Braga – História
Michelle Ávila – Inglês
Paula Barboza Rodrigues – Língua Portuguesa e Técnicas de Redação
Paulo Henrique Roesler –  Física
Rodrigo Toledo Chiaradia – Educação Física
Rosmary Roberta da Silva Joaquim – Arte
Valquíria P. Tavares Marino – Ensino Religioso
Victor Begeres Bisneto – Geografia