Agosto, mês de Dom Bosco
“Nossa vida é um presente de Deus e o que fazemos dela é o nosso presente a Ele.”
Nascido perto de Turim, na Itália, em 1815, Dom Bosco recebeu a graça da ordenação sacerdotal com 26 anos. Homem carismático, sensível e caridoso, Dom Bosco foi ao encontro da necessidade e da realidade dos jovens que não tinham onde viver e que necessitavam de uma nova evangelização. Um sacerdote corajoso, criador dos oratórios e que por meio destes as catequeses e orientações profissionais foram surgindo para os jovens.
Grande devoto da Santíssima Virgem Auxiliadora, foi um homem de trabalho e oração. Exemplo para os jovens, São João Bosco foi modelo, mas também soube observar tantos outros exemplos. Fundou a Congregação dos Salesianos dedicada à proteção de São Francisco de Sales, que foi o santo da mansidão; o que Dom Bosco foi também para aqueles jovens e para muitos outros.
Para a Igreja e para os fiéis é um grande intercessor. Homem orante, de um trabalho santificado, em tudo viveu a inspiração de Deus. Em 31 de janeiro de 1888, ele partiu, deixando uma grande família e um grande exemplo de como viver na graça, sendo fiel ao Nosso Senhor Jesus Cristo.