“Não é tão fácil ser criança!”

Por - 22 de março de 2019

É inquestionável a contribuição da leitura para o desenvolvimento e a  aprendizagem. Ao ler, a criança realiza inferências, observa o uso de diferentes linguagens, utiliza o conhecimento prévio, descobre novos mundos e culturas, desenvolve a imaginação e criatividade, enriquece o vocabulário, aguça o senso crítico, além de ampliar suas ideias, opiniões, maneira de pensar e agir.

Os alunos dos 4º anos fizeram a leitura do livro “Não é tão fácil ser criança!”. Nele são abordados situações de bullying sofridos pelo protagonista, Fernando Lagos, que possui orelhas grandes e ligeiramente para frente. O livro descreve em detalhes o sentimento do protagonista mediante  as atitudes dos colegas de classe e as formas encontradas por ele para burlar as dificuldades de relacionamento.

Nossa missão, como escola salesiana, é de formar cidadãos capazes de entender, questionar e reinventar o mundo à sua volta.

Assim, a história vivida por Fernando, possibilitou a reflexão das ações de bullying que muitas vezes são colocadas, pelos agressores, como “brincadeiras”, mas que constrangem e machucam as pessoas.

A leitura desse livro permitiu que as crianças percebessem que todos, sem exceção, temos qualidades e características únicas. Que o respeito e o amor ao próximo são valores que devem ser praticados diariamente, pois ajudam a criar um ambiente harmonioso e de paz. O bullying é desrespeito, é violência, e não promove a cooperação e a solidariedade entre as pessoas.

Professoras do 4º ano do Ensino Fundamental 1