Ensino Fundamental 2

Metodologia do trabalho pedagógico

O trabalho pedagógico está organizado segundo uma concepção de articulação das disciplinas em áreas do conhecimento. A organização curricular em áreas baseia-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais, em especial os do Ensino Médio, com as devidas adaptações para o Ensino Fundamental e tem por objetivo reunir os conhecimentos que compartilham os mesmos objetos de estudo, facilitando a comunicação e o desenvolvimento de uma prática escolar integradora e crítica.
Os materiais didáticos e os métodos para colocar em prática a nossa proposta pedagógica são pensados para que a integração do conhecimento se efetive; assim, projetos e atividades mais globalizados, envolvendo o desenvolvimento de várias habilidades e conectando conceitos e contextos, estão presentes na metodologia do trabalho.
Na sala de aula, o uso das novas tecnologias como ferramentas pedagógicas fomenta um ambiente colaborativo e interativo, desenvolvendo nos alunos as habilidades necessárias para o século XXI como criatividades e inovação; pensamento crítico, resolução de problemas, comunicação e colab

Matriz Curricular

Quadro Curricular elaborado nos termos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e conta com uma Base Nacional Comum e uma Parte Diversificada, em consonância com as orientações dos Órgãos Superiores da Educação.
A matriz do Ensino Fundamental 2 apresenta os seguintes componentes curriculares:

Matriz curricular  

PROCESSO DE AVALIAÇÃO

São utilizados diferentes instrumentos avaliativos, tais como: avaliações escritas, relatórios, produções textuais, resolução de listas de exercícios,  pesquisas orientadas, leituras de paradidáticos, elaboração de trabalhos escritos, roteiros de estudo, entre outros.

PROJETOS ESPECÍFICOS

– Grupos de estudo de matemática, astronomia e atualidades com programa para as olimpíadas do conhecimento;
– Grupos de estudo com a supervisão de um professor e da coordenação;
– Disciplinas oferecidas: Matemática, Astronomia e Atualidades;
– O aluno é incentivado e convidado a participar por desempenho escolar.

AVALIAÇÃO INTEGRADA

– Uma a cada trimestre.
– Contempla 5 questões objetivas de cada disciplina e uma produção de texto.
– Relatório de desempenho individual.

OUTROS PROJETOS

– Estudos do meio e visitas técnicas
– Projetos de Leitura
-Concurso de Redação
– Encontro com autores
– Feira do Livro
– Liceu em Movimento
– Programa “ Deixa eu falar”
– Ecodesfile
– Projeto Solidário
– Ciclo de Palestras
– Programa de Orientação Vocacional
– Liderança e Protagonismo Juvenil
– Projeto 100% Tarefa e 100% Liceu

ACOMPANHAMENTO ESCOLAR

Agenda online para registro das tarefas diárias, lembretes, calendário de avaliações e conteúdos de prova.
Portal educacional para acompanhamento pedagógico diário
Portal Futurum para atividades didáticas preparadas e/ ou indicadas pelos professores e atividades do livro digital.
– Atendimento da Coordenação e Orientação para esclarecimentos pedagógicos e agendamento de reuniões com os professores.
-Reunião de pais e mestres uma vez por trimestre.

HORÁRIO

07h15 às 12h40

CORPO DOCENTE


Aline Soler Parra – L. Portuguesa e Téc. de Redação
Angela Maria Ferreira Sabioni – Matemática
Angela Pereira Von A. Manocchio – Matemática
Carlos Alberto Prado – História
Célia Regina B. Giorgi – L. Portuguesa

Cezar Pardo Mêo Pompeô – Geografia
Cláudia Maria Tojal S. Alves – L. Portuguesa e Téc. de Redação
Daniel Simões Rabello – Educação Física
Elaine Mendeleck – Ciências – Introdução à Química

Fernanda Montenegro Nogueira – Educação Física
Heldis Silveira Santos – Ciências
Isabel Maria dos Anjos Costa – L. Portuguesa e Téc. de Redação
Jocimara Simões Almeida Kortz – Ciências

Jonathas José Paghi Magalhães – Geografia

Jorge Wilson Paez – Inglês

Letícia Fernanda Gonçalves Finatti –  Inglês
Luciano Henrique Durante – Espanhol
Luiz Augusto Arlindo – Matemática

Luiz Raphael Tonon – História
Marcos Rogério Soares – Educação para o Pensar
Nara Vieira Duarte– Arte

Paulo Henrique Roesler – Ciências – Introdução à Física
Ricardo Lealdini Campana – Inglês
Rodrigo Chiaradia – Educação Física
Rosmary Roberta da Silva Joaquim – Arte
Silvana Gracioli Pedroso – Ensino Religioso
Valquíria P. Tavares Marino – Ensino Religioso
Victor Begeres Bisneto – Geografia

 

 

Coordenação e Orientação

Maria Ana Marabita – Coordenadora Pedagógica

Angela Negrão Dantas – Orientadora Educacional

Auxiliares

Marcela Silva Taglioni

Thais Renata Turchetti Alves

Últimas Notícias

LICEU TODO SEU 2019!

Vem passar as férias no LICEU! Mais informações aqui! 

Alunos do 5º ano experimentam técnica aquarela!

Os alunos dos 5os anos do EF1, nas aulas de Arte, experimentaram a técnica de aquarela, entusiasmados e com muita criatividade criaram trabalhos lindíssimos! Paralelamente com a leitura do livro “Os caminhos de um rio – uma história indígena”, das autoras Edna Ande e Sueli Lemos, Ed. Edebê Confira as fotos aqui!

Entrega de materiais e retorno das aulas!

Estimados pais/responsáveis   ATENÇÃO PARA AS SEGUINTES DATAS: 25/01 – Entrega de materiais (sem o aluno) para a Educação Infantil e 1ºs e 2ºs anos do Ensino Fundamental 1 Horários de entrega – Ensino Fundamental 1: Alunos matriculados no período da manhã – 7h30 Alunos matriculados no período da tarde-  13h10   Horários de entrega […]

Rede Salesiana Brasil cria cartilha com orientações à Comunidade Educativa

A Rede Salesiana Brasil de Escolas lança oficialmente nesta sexta-feira, 20 de outubro, a cartilha “Educação para os Pátios Virtuais”. A cartilha foi publicada na data de hoje não por acaso; o dia 20 de outubro é o Dia Mundial de Combate ao Bullying, sendo um dia marcado por ações em diversos países para conscientizar a […]