Ações Pedagógicas – Ensino Fundamental 2

GRUPOS DE ESTUDOS OLIMPÍADAS DO CONHECIMENTO

CANGURU DE MATEMÁTICA

Concurso anual internacional de Matemática. O Canguru Matemático é jogo-concurso, não uma competição entre estudantes. Atualmente, presente em 42 países e mais de 5 milhões de participantes.

Objetivo: Ampliar e incentivar a aquisição de conhecimentos matemáticos, contribuindo para a melhoria do ensino e aprendizagem da matemática em todos os níveis. Favorecer o estudo de maneira contextualizada, desenvolvendo a capacidade de obter realização e satisfação através da atividade intelectual.

OLIMPÍADA NACIONAL EM HISTÓRIA DO BRASIL (ONHB)

Proposta inovadora do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP – para o estudo consciente da história.

Objetivo:  A ONHB tem o objetivo de trazer o âmbito das ciências humanas este tipo de atividade que estimula o conhecimento e o estudo, desperta talentos e aptidões e, fundamentalmente, envolve os participantes em atividades de desafio construtivo.

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA (OBA)

OBA é um evento nacional organizado pela Sociedade Astronômica Brasileira.

Ocorre totalmente dentro do colégio, tem uma única fase e é realizada dentro de um só ano letivo.

Objetivo: Levar conhecimento astronômico correto e atual aos alunos e professores, envolvendo planetários, clubes de astronomia ou de ciências, astrônomos profissionais e amadores em um mutirão astronômico em prol do ensino e da divulgação da astronomia.

TÉCNICA DE REDAÇÃO

A leitura aumenta o conhecimento, o vocabulário e ajuda na construção textual, além de favorecer o aprendizado de conteúdos específicos, aprimorando a escrita.

Objetivo: Estimular a criatividade e a produção de textos, a partir do estudo dos gêneros textuais previstos no material didático.

LABORATÓRIOS DE ESTUDOS EM MATEMÁTICA E LÍNGUA PORTUGUESA

Plantão de dúvidas referente às aulas de matemática e português.

Os alunos poderão convocados pelos professores ou convidados a partir das atividades como um plantão de dúvidas.

Alunos Envolvidos: todos os alunos

AVALIAÇÃO INTEGRADA

A Avaliação Integrada acontece uma vez por trimestre, contemplando 5 questões objetivas de cada componente curricular e uma produção de texto. A estrutura da prova, bem como sua execução é também uma simulação de um exame de vestibular.

Objetivo: Estimular e proporcionar aos alunos o cumprimento de regras para a realização da prova por meio de rigor de horário de entrada, lugar determinado na sala para a realização da prova, folha óptica para marcar as respostas, tempo mínimo e máximo para a realização da prova. Os fiscais de corredor e porta seguem os mesmos critérios de um exame vestibular.

Alunos Envolvidos: Todos os alunos.

100% LICEU

Estimulados ao cumprimento de tarefas em casa e ao bom desempenho em ao menos 6 componentes curriculares, o 100% Liceu reconhece por meio de certificado os alunos destaques.

Objetivo: estimular os estudos, a autorresponsabilidade e comprometimento com os estudos.

Alunos Envolvidos: Todos os alunos.

LICEU DE OLHO NO FUTURO

AULAS DE ESPANHOL PARA OS 9ºS ANOS – OPTATIVA

As aulas de Espanhol são optativas.

Com material didático específico, os alunos aprender espanhol de forma inovadora, utilizando as abordagens coletadas no Common Franework of Reference e nos Reference Levels for Spanish que permitem o aluno conhecer, compreender e usar o espanhol de forma didática

Objetivo: Este componente curricular será inserido no histórico escolar do aluno que fizer a opção, dando continuidade ao conteúdo na 1ª série do Ensino Médio.

Alunos envolvidos: 9º anos.

E-CONECTA

O e-conecta tem como principal objetivo conectar através da transdisciplinaridade e pautado na educação plena, desenvolver propostas que promovem conexões com diversas dimensões: física, virtual, intelectual, emocional, espiritual, social, linguística, artística e científica, incorporando o processo educacional, as habilidades socioemocionais e valores de sustentabilidade, culminando em um evento no final do ano letivo.

Alunos Envolvidos: 7º anos.

REPRESENTANTE DE CLASSE

Representante de Classe é um projeto interdisciplinar que, junto com a Pastoral do Colégio Liceu e a Orientação Educacional do Colégio Liceu, estimulam o protagonismo do aluno por meio da conscientização e olhar crítico baseado nos componentes curriculares.

Objetivo: Liderança representativa nas esferas:

• Aluno X Escola;
  • Aluno X Aluno;
  • Aluno X Família;
  • Aluno X Cidadania;
  • Aluno X Comunidade.

Alunos envolvidos: Todos os alunos.