Tutores Mirins

Por - 29 de março de 2016

No Liceu Plural, todo o período disponível é usado em prol da aprendizagem. Assim, há a oportunidade de vivenciar situações novas de maneiras diferentes e interessantes. Todas as crianças precisam de apoio, orientação e proteção de pessoas mais velhas. Pensando nisso, a Equipe Pedagógica do Liceu Plural está proporcionando aos alunos da Educação Infantil a oportunidade de aprender, e muito, com os alunos dos 5ºs anos do Plural manhã e tarde.
Esses alunos dos 5ºs anos estão desenvolvendo a atividade de Tutores Mirins. Tutor é o indivíduo que fica incumbido de tutelar alguém, com o encargo de amparar, proteger e defender sua pessoa. Diariamente, os tutores (alunos dos 5ºs anos) acompanham as crianças do Infantil I, II e III, logo após o almoço, até o prédio da Educação Infantil, ajudando a assistente pedagógica com a organização da fila, cantando músicas, brincando e auxiliando no momento da escovação. Essa interação entre os alunos é importante e interessante, pois aprendem com os colegas, os quais têm um nível de conhecimento mais próximo.
Neste momento de integração com os Tutores Mirins, as crianças têm disponível meio de comunicação entre seus pares, sob o olhar atento das assistentes pedagógicas que os acompanham, permitindo que o desenvolvimento individual ocorra de forma integrada e contínua.
Os alunos dos 5ºS anos, ao assumirem uma postura mais ativa e de cuidado, não só aprendem como também desenvolvem valores sociais muito importantes, como por exemplo, o respeito ao próximo, a compreensão, a solidariedade, o saber ouvir e falar. A convivência, o relacionamento com o próximo e o trabalho em equipe são fundamentais para o mundo de hoje, dentro e fora da escola.

Assistentes pedagógicas: Rafaela Vidotto e Gabriela Brunozi

Acesse as Fotos!