São Brás: Protetor da garganta, exemplo de cristão e testemunho de fé

No dia 05 de fevereiro, foi ministrada pelos padres Alexandre, Bruno, Vinícius e o irmão Marcelo a bênção de São Brás, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, aos alunos e professores do nosso colégio. A bênção da garganta de São Brás, procurada principalmente por quem tem problemas nesta parte do corpo, é ministrada em muitas igrejas do mundo cristão na data da memória do santo.

 

Um pouco sobre São Brás:

Brás nasceu na Armênia, era médico, sacerdote e muito benevolente com os pobres e cristãos perseguidos e por sua grande doçura e santidade, os cristãos o elegeram bispo da cidade de Sebasta, na Capadócia, isso no século três. Também sabemos que, apesar de aqueles anos marcarem os finais das grandes perseguições aos cristãos, muitos ainda foram torturados e mortos nas mãos dos poderosos pagãos. Depois de descoberto em uma caverna, foi capturado e morreu em testemunho de sua fé sob as ordens do imperador Licínio, em 316.

Um milagre que trouxe a benção das gargantas:

É atribuído a ele um milagre quando era levado preso, para depois ser torturado. Consta que uma mãe aflita jogou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava com uma espinha de peixe atravessada na garganta. O santo rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este se levantou milagrosamente, e imediatamente como se nada lhe tivesse acontecido.

Em todos os lugares do mundo, quando uma criança ou qualquer pessoa se engasga, a invocação direta ao Santo logo é rezada: “São Brás te proteja.” Ou simplesmente: “São Brás.”

Nas Igrejas de todo o mundo essa benção é feita especialmente no seu dia, com duas velas cruzadas sobre a garganta dos fiéis, que recebem a benção de São Brás.

 

Oração a São Brás

“Ó glorioso São Brás, que restituístes com uma breve oração a perfeita saúde a um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar, obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita para que possamos falar corretamente e assim proclamar e cantar os louvores a Deus. Amém”.

A bênção de São Brás:

“Por intercessão de São Brás, Bispo e Mártir, livre-te Deus do mal da garganta e de qualquer outra doença. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. São Brás, rogai por nós. Amém.”

 

 

Fonte: https://www.a12.com/redacaoa12/liturgia/sao-bras-protetor-das-

 

Confira as fotos!

 

 

Equipe de Pastoral

Recent Posts