Regra de jogo Social

Por - 8 de março de 2016

O gênero em foco

Viver em sociedade não deixa de ser uma espécie de jogo, pois, para nos relacionarmos bem com as pessoas, em casa, na rua, na escola, no trabalho, no comércio, devemos seguir certas regras do “jogo social”.
No livro Todos os textos, dos autores William Cereja e Thereza Cochar, adotado para o 8º ano, uma das propostas de produção textual era a de escrever sobre “Regras Sociais” em relação ao uso de eletrônicos.
Com muita propriedade, a aluna Helena Studach Kaid Ludemann, do 8º ano C, escreveu sobre o tema solicitado enfatizando o uso do celular nos ambientes sociais.
Tome nota. Vale a pena ler e praticar!

REGRA DE JOGO SOCIAL

Tema: “O uso dos eletrônicos” (em ambientes sociais)
Objetivo: Conscientizar sobre o uso dos eletrônicos

Regras:

1) Paciência – Se puder esperar para usar o celular fora, quando se está em um ambiente social (reunião, escola, encontro), espere. Além de mal-educado, você pode perder um momento crucial.

2) Bom senso! – Se for realmente uma urgência, peça licença aos que estiverem com você, saia do ambiente e atenda a ligação.

3) Rede social não! – Isso, em hipótese alguma, deve acontecer no meio de uma reunião, de uma conversa, enfim. Isso é falta de respeito e de consideração com os que estão ao seu lado.

4) Respeite – Não deixe o outro falando sozinho enquanto você mexe no seu aparelho, além de feio, isso é falta de respeito também.

5) Atenção e foco – Não deixe seu celular te distrair. Coloque no bolso da calça, na bolsa… (e sempre desligado ou sem o som, né?!). Ele não vai sumir se você o deixar um pouco de lado, garanto.

6) Não se prive de bons momentos – De maneira nenhuma permita que a tecnologia te tire bons momentos com pessoas. Chame seus amigos para sair, dê uma festa! Mas a regra é: a única função do celular é tirar fotos!

7) Errou? Desculpe-se – Caso alguém perceba que você está mexendo no celular, peça desculpas e diga que isso não acontecerá mais. E realmente: não repita o mesmo erro duas vezes, isso já é burrice.

8) Crie um clima descontraído – Se você estiver com amigos e família em algum lugar, aí sim, seu aparelho pode lhe ser útil. Mostre fotos antigas, leia uma piada em voz alta, coloque uma música… Essas atitudes descontraem e relaxam.

9) Seja compreensivo – Caso algum colega esteja mexendo no celular em momentos inadequados, dê um toque. Diga para parar, mexer depois. Afinal, um dia você pode estar na mesma situação.

10) Dê uma chance – Mesmo que a conversa ambiente esteja chata, preste atenção, dê sua opinião. Quem sabe assim não conhecemos melhor os que estão ao nosso redor?