Muita arte no Ensino Fundamental 1!

Por - 2 de maio de 2018

Os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental iniciaram o ano com muita aprendizagem, adentrando no universo da arte, onde puderam se expressar, trocar ideias e observar um mundo de imagens, contos, brincadeiras, música e teatro.

Iniciamos as atividades com o tema Carnaval que é uma das manifestações culturais mais conhecidas no mundo todo. Os alunos criaram máscaras individuais, que usaram para brincar na festa de carnaval, e coletivas, para expor nos espaços do colégio, enfeitando-os.

O segundo grande projeto coletivo foi a exposição coletiva “No meu DNA tem Liceu”, resultado da produção artística de cada aluno, representando-se junto ao espaço escolar.

Após os projetos coletivos iniciamos o conteúdo de cada turma a partir da leitura dos paradidáticos da Editora Edebê, todos das autoras Edna Ande e Sueli Lemos.

Os alunos dos 1os anos, por meio da leitura do livro “Os Chapéus Mágicos de Babi”, foram estimulados a inventar personagens e brincar no jogo do faz de conta com muita liberdade e criatividade. Na decoração do chapéu, utilizaram materiais diferentes e tiveram várias possibilidades de escolhas na montagem com os materiais oferecidos. Desenvolveram o potencial criativo por meio de todas as imagens e apresentações teatrais realizadas em sala de aula para seus colegas de sala.

Os 2os anos, com a leitura do livro “A sombra de Meili”, vivenciaram o universo lúdico do teatro de sombras por meio da história de Meili e puderam conhecer um pouquinho da cultura oriental e da linguagem teatral. Inventaram personagens e histórias, apresentaram aos seus colegas de sala com muito entusiasmo e encanto, valorizando suas produções artísticas e as de seus colegas, expressando ideias, sentimentos e percepções.

Os 3os anos leram o livro “ Brincadeiras de crianças com Ivan Cruz” e puderam se encantar e se divertir com a história dos personagens do livro. Os alunos reconheceram várias brincadeiras vivenciadas por eles nas reproduções das obras do artista Ivan Cruz, pesquisaram junto aos seus familiares quais eram as brincadeiras favoritas por eles quando eram pequenos, apresentam aos colegas e explicaram algumas que muitos não conheciam. Foi um momento de troca e aprendizado em sala, valorizado por cada um. Criaram um brinquedo com materiais recicláveis e puderam brincar no espaço escolar com muita alegria. As aulas terminaram com gostinho de quero mais e os alunos perceberam a importância do fazer e do brincar!

Com muito entusiasmo e concentrados, os alunos dos 4os anos terminaram a leitura do livro “Os enigmas de Gaudí”. Com os enigmas do livro puderam conhecer a obra do artista espanhol Antoni Gaudí, observaram várias obras arquitetônicas do Parque Guell e a obra Sagrada Família. A orientadora pedagógica Renata compartilhou sua experiência com os alunos, apresentando fotos e duas esculturas feitas com mosaico, contribuindo ainda mais para o aprendizado. Os alunos produziram artisticamente trabalho com papeis coloridos formando um lindo mosaico.

Os alunos dos 5os anos estão terminado o livro “Os caminhos de um rio”, encantados com o personagem Wanpu. Estão conhecendo um pouco da história, dos costumes e tradições dos povos indígenas Quíchuas, da cultura Inca. Utilizaram a técnica de aquarela com as cores quentes e frias, representando o dia e a noite. O resultado foi um lindo trabalho!!

O ensino da arte traz à aprendizagem, entre eles, o desenvolvimento da capacidade de interpretação, como diz a professora Ana Mae Barbosa: “ Ao interpretar, você amplia a sua inteligência e sua capacidade perceptiva, que vai aplicar em qualquer área da vida”.

Assim é o ensino das artes nos anos iniciais do Liceu: aprendizagem, envolvimento e muita produção artística!

Professoras Marli e Giovanna – Arte EF1