Equipe Liceu inicia a Quaresma com a Bênção das Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas foi instituída há muito tempo na Igreja; dia que marca o início da Quaresma, tempo de penitência e oração mais intensa.  Para os antigos judeus, sentar-se sobre as cinzas já significava arrependimento dos pecados e volta para Deus. As cinzas bentas e colocadas sobre as nossas cabeças nos fazem lembrar que vamos morrer, que somos pó e ao pó da terra voltaremos (cf. Gn 3, 19), para que nosso corpo seja refeito por Deus de maneira gloriosa, para não mais perecer.

No dia 8 de março de 2019, realizou-se no colégio Liceu Salesiano a imposição das cinzas aos alunos e professores de todos os setores. O sentido desse sacramental é levar-nos ao arrependimento dos pecados, marcando o início da Quaresma, é fazer-nos lembrar de que não podemos nos apegar a esta vida, achando que a felicidade plena possa ser construída aqui. É uma ilusão perigosa. A morada definitiva é o céu.

Os 40 dias que antecedem a Páscoa do Senhor devem ser vivenciados nas pequenas ações do cotidiano e na disposição de amar o próximo. Outros momentos de reflexão serão oferecidos aos alunos durante este período quaresmal, em preparação ao maior evento do Cristianismo, a ressurreição de Jesus.

Uma ótima quaresma a todos!

Confira as fotos!

 

Equipe de Pastoral

 

Fonte: https://formacao.cancaonova.com/liturgia/tempo-liturgico/quaresma/qual-o-sentido-da-quarta-feira-de-cinzas/

Recent Posts