Educação Infantil

Objetivos

A educação infantil tem por objetivos orientar, assistir e recrear a criança, buscando seu desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social. Tem um planejamento específico, professores habilitados e em processo de formação continuada. Constitui-se, assim, num espaço que propicia:

  • A formação pessoal e social. Esse processo se realiza num ambiente de valores cooperativos e na convivência com o outro.
  • O conhecimento de mundo com as seguintes áreas: Matemática; Língua Portuguesa; Natureza e Sociedade; Artes; Movimento; Valores e Religiosidade; Música e Informática.

Essas áreas são caminhos para as crianças construírem suas habilidades.
O equilíbrio da personalidade e o desenvolvimento da autonomia são outros objetivos a serem alcançados.

A avaliação de natureza formativa é feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento de cada criança, e realizada por meio da observação e intervenção sistemática do professor.

Turmas

  • Infantil Mirim – Idade: 02 anos (a completar até 30/06)
  • Infantil 1 – Idade: 03 anos (a completar  até 30/06)
  • Infantil 2 – Idade: 04 anos (a completar até 30/06)
  • Infantil 3 – Idade: 05 anos (a completar até 30/06)

Horários

Manhã:

  • Entrada: 7h30
  • Saída: 11h55

Tarde:

  • Entrada: 13h20
  • Saída: 17h45

Material Didático – Caleidoscópio

Há muitas especificidades no material cuidadosamente preparado para os alunos e professores.

  • O material é composto por fichas organizadas para destacar e utilizar de forma combinada  com as propostas da coleção e com os próprios projetos  da série.
  • As propostas são desenvolvidas por semestre.
  • As fichas de Português e Natureza e Sociedade são organizadas por projetos.
  • Em Matemática a organização ocorre por sequências didáticas.
  • Artes, Ensino Religioso e Movimento são considerados temas transversais e acompanham todas as propostas de todas as disciplinas, além de contarem com um espaço próprio no projeto para os registros.

Os conteúdos foram elaborados levando em consideração o que está proposto nos referenciais curriculares nacionais para a educação infantil e nos estudos mais recentes sobre o trabalho nessa fase, tais como os de Régio Emilia na Itália, e os de pesquisadores brasileiros como Emilia Cipriano.

O material também dialoga com a proposta já iniciada no atual ensino fundamental. Há um projeto gráfico e editorial elaborado especificamente para o material, levando em conta as imagens, os espaços, o tipo de letra enfim tudo que pudemos cuidar para que as crianças recebam o material como delas. As propostas são sempre desafiadoras, buscam apresentar ao aluno possibilidades de reflexão, de ação autônoma, de protagonismo e de resolução de problemas” – Kátia Stocco Smole – Gerente Pedagógica da Rede Salesiana de Escolas.

Equipe Pedagógica da Educação Infantil

Coordenadora Pedagógica : Adriana Mion

Auxiliar (manhã): Mariana Bergamasco Strazza 

Auxiliar (tarde): Ananda Barbosa Rodriguez

Professoras

Infantil Mirim A – Profª Aline P.
Infantil Mirim B – Profª Glaucia
Infantil 1 A – Profª Sonia
Infantil 1 B – Profª Ana Claudia
Infantil 1 C – Profª Cleidiane
Infantil 2 A – Profª Adriana
Infantil 2 B – Profª  Didiane
Infantil 2 C – Profª  Aline C.
Infantil 3 A – Profª  Laís
Infantil 3 B – Profª  Fernanda
Infantil 3 C – Profª  Marília

Auxiliares de Classe

Amanda
Carolina
Vanessa
Flávia
Alessandra
Fernanda

Música

Thiago da Costa

Educação Física

Luciano Neofiti

Inglês

Talita

Últimas Notícias

Uma semana recheada de frutas gostosas!

Frutas deliciosas estão mostrando aos alunos da Educação Infantil e dos 1ºs anos do EF1 o sabor e a importância peculiares de cada uma na alimentação diária. Para comprovar isso, todas as nossas crianças estão participando ativamente da Semana das Frutas. Além de experimentarem novos e diversos sabores, esperam, ansiosamente, pela chegada da nova estação: […]

Infantil Mirim descobrindo as cores!

As crianças do Infantil Mirim participaram de uma brincadeira divertida e desafiadora: O bambolê de bolinhas coloridas! A professora dizia a cor e as crianças pegavam a bolinha de acordo com a orientação para colar no bambolê. A cor é uma das primeiras características que a criança percebe e que diferencia os objetos e coisas […]

Infantil 2 e a Cápsula do tempo

As crianças do infantil 2 participaram de uma aventura a procura de uma cápsula do tempo. Essa atividade é uma das propostas do novo material da rede salesiana Girolhar. Após ouvirem histórias sobre cápsulas do tempos e aprenderem e o que podemos encontrar dentro dela, as crianças saíram por sua procura, utilizando uma lupa igual a […]

Adaptação : um processo de paciência e amor.

O ingresso das crianças na vida escolar demanda um investimento emocional significativo e não é à toa que denominamos esta fase como “Adaptação”. É um processo absolutamente comum, de mudança e de enfrentamento do medo, das angústias e de muita ansiedade para toda família. No Liceu, a adaptação acontece de forma gradativa e principalmente respeitando […]