Brincando com a linguagem e as emoções!

Por - 8 de março de 2019

Depois das férias, nada melhor que começar o ano voltando para a escola com atividades descontraídas, lúdicas e que permitam nos expressar de maneira divertida. Demonstrar preocupação com a autoestima das crianças faz com que elas se sintam ainda mais acolhidas e confortáveis, e torna o ambiente ainda mais receptivo e agradável.

Pensando nisso, os alunos do 5º ano do Liceu Plural tiveram a oportunidade de trabalhar com dois livros, ambos em forma de caixinha, muito interessantes.

O primeiro se chama “Pensamentos e Emoções” e foi escrito pela Juliane Feldmann. Ele contém 40 cartinhas, cada uma com uma frase a ser completada e o objetivo principal é explorar, através do relato verbal da criança, seus pensamentos e emoções em relação à escola e ao significado de aprender, à família, aos deveres, medos e ao vínculo consigo mesma.

O segundo chama-se “Diga Tudo com Três Palavras” e foi elaborado por Paulo Tadeu. O livro traz 50 cartinhas com desafios divertidíssimos, para que os alunos respondam cada um deles utilizando apenas 3 palavras. É preciso muita criatividade para solucionar os problemas e a diversão é garantida!

Os alunos adoraram as atividades! Através delas foi possível promover a socialização entre as crianças, que puderam compartilhar suas experiências e emoções, além de desenvolver a criatividade, instigar a curiosidade e promover a expressividade.

Gabriela Brunozi e Renata Nascimento – Assistente Pedagógica do Liceu Plural